Você sabe como solicitar interdição de uma rua para um evento da comunidade? Quer fazer sua credencial de estacionamento especial e não sabe como? Na sua rua falta uma placa de parada obrigatória? Você está no ponto e o ônibus não passou? Sabe quem procurar quando precisa de informações sobre o transportador escolar do seu filho?
Empresa pública que faz parte da administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a BHTrans é a responsável pelo gerenciamento dos transportes e do trânsito da capital mineira e oferece três opções para que os usuários solicitem informações, serviços e façam sugestões ou reclamações: pessoalmente, por telefone ou pela internet.
Todas as manifestações são tratadas de forma sistematizada, gerando, quando possível, resposta direta ao usuário e alimentando as áreas técnicas da empresa no desenvolvimento de projetos e no planejamento futuro. Muitas das ações da empresa têm origem nos registros da população nos canais de atendimento.
Pessoalmente, o usuário pode ir ao BH Resolve, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na rua dos Caetés, 342, região central da cidade, com entrada também pela avenida Santos Dumont (363), ou à sede da empresa, na avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, no bairro Buritis.
No primeiro semestre de 2017, foram realizados 98.876 atendimentos presenciais nos dois endereços da BHTrans para receber os usuários. Desses, 11.924 foram no Buritis, uma média de 98 atendimentos por dia, e 86.952 na Central de Relacionamento Presencial BH Resolve, com uma média de 712 atendimentos por dia.
O administrador e professor universitário Marlúcio Eustáquio Nery Silva escolheu o atendimento presencial no Buritis para solicitar a credencial de estacionamento especial para pessoa com deficiência. Antes, ele procurou informações no site da empresa, o que facilitou o atendimento: “Já trouxe o formulário preenchido e só precisei assinar aqui”, afirma Marlúcio.
Para ter direito ao estacionamento especial, o professor precisa passar por uma perícia médica na Secretaria Municipal de Saúde, que emitirá um laudo que comprove a condição de pessoa com deficiência física em membro inferior. A perícia é agendada pela própria BHTrans durante o atendimento. “Essa questão me surpreendeu e achei o atendimento excelente. O atendente me mostrou uma tabela com opções de dias e horários da perícia e sanou todas minhas dúvidas”, comenta Silva.
Outro usuário que passou pelo atendimento na sede da BHTrans foi Luiz Lopes de Almeida, despachante, que solicitou diretrizes viárias de uma via para regularização de imóvel. Como lembra Luiz Almeida, devido à profissão, algumas demandas são específicas e atendidas na Gerência de Atendimento ao Usuário, no Buritis.
Confira, a seguir, os serviços prestados pelos postos de atendimento da BHTrans
- Solicitações, sugestões, reclamações ou elogios sobre o transporte e o trânsito da capital.
- Serviços relativos a multas - interposição de defesas de autuação, interposição de recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), identificação do condutor infrator, pedidos de concessão de penalidade de advertência por escrito, solicitações de cópias de documentos, entre outros.
- Informações referentes às linhas de transporte coletivo gerenciadas pela BHTrans.
- Informações sobre trânsito.
- Cadastro de solicitações de credencial de estacionamento especial.
- Remarcação de perícias.
- Solicitar benefício de gratuidade aos idosos e pessoas com deficiência para os serviços de transporte coletivo gerenciados pela BHTRANS.
- Solicitação de manutenção de sinalização.
- Solicitação de soluções de segurança, como redutores de velocidade.
- Fazer reclamações sobre uso indevido da via – estacionamento em local proibido, em portas de garagem, em vaga de carga e descarga, em ponto de ônibus, dentre outros
Outros contatos
Além do atendimento presencial, o cidadão também pode entrar em contato com a BHTrans pelo telefone 156 ou pela seção “Fale Conosco”, disponível no portal da empresa. No portal, o usuário dispõe de dois sistemas de atendimento, o Sistema de Gestão de Serviços e Processos (SIGESP) e o sistema de gestão de demandas da BHTrans (TAG).