Em obras desde julho deste ano, a o Jardim Zoológico de Belo Horizonte recebe a implantação de novas rotas acessíveis para pessoas com deficiência. O objetivo é facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e de famílias com carinhos de bebê. O investimento da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no empreendimento é de aproximadamente R$1,059 milhão.
Com mais de cinco quilômetros de extensão, as obras de acessibilidade são realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e vão melhorar o caminho de passagem dos visitantes entre os recintos dos animais e dos espaços verdes do local, possibilitando um maior conforto.
O projeto de acessibilidade contempla intervenções nos passeios e substituição de guarda-corpos dos recintos. Já foram concluídos a instalação do piso direcional e de alerta em alguns trechos, adequações do banheiro próximo à portaria 1, construção de uma passagem de pedestre partindo da portaria 2 até o recinto do elefante, além dos passeios no entorno de três outros recintos.
Ainda faltam finalizar os guarda-corpos e calçadas dos fossos dos animais, instalação de traffic calming, permitindo uma travessia segura aos visitantes, e as adequações de acessibilidade dos sanitários e portarias. A previsão de conclusão das obras é para o primeiro trimestre de 2018.
Atendimento
O Jardim Zoológico de Belo Horizonte, localizado à avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, Pampulha, representa um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Sua inauguração deu-se em janeiro de 1959, tornando-se referência em espaço para lazer e aprendizado com culturas de outros países.
Os visitantes encontram no Jardim Zoológico cerca de três mil animais e mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h, com valores alternados para visitação.