Venda Nova vence Festival de Restaurantes Populares

11 mulheres e 3 homens em destaque, participantes e jurados do FestivalFoto: Divulgação PBH

Venda Nova vence Festival de Restaurantes Populares

No último sábado, 11 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu a final da segunda edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de BH. O Restaurante Popular III – Maria Regina Nabuco, de Venda Nova, foi o grande vencedor, apresentando como guarnição um canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão e, como sobremesa, pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango. A equipe foi premiada com um troféu, um kit de alimentos e um jantar no restaurante-escola comandado por João Victor Bertolotti.

O evento interno foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, para integrar e valorizar os servidores que atuam nos equipamentos. Para a Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, o II Festival de Gastronomia dos Restaurantes Populares cumpre um papel importante na revitalização e fortalecimento da política de segurança alimentar da cidade. “Os resultados alcançados por um projeto como esse envolvem formação, envolvimento das equipes, integração das unidades e fortalecimento do nosso dia a dia de trabalho”, informa. A gestora ainda destaca que o concurso é uma forma lúdica de qualificar os servidores dos Restaurantes Populares para melhor servir aos usuários da cidade.

A Subsecretária foi uma das integrantes do júri, ao lado do diretor de Restaurantes e Refeitórios Populares de Belo Horizonte, Wellemy Nogueira, da professora de Nutrição, Sabrina Alves Ramos, e dos professores de Gastronomia Rosilene Campolina e João Victor Bertolotti.

O Festival

O festival teve duas etapas. Na primeira, cada restaurante fez a seleção interna entre quatro equipes, escolhendo uma guarnição e uma sobremesa. Na segunda, as duas receitas de cada restaurante concorreram entre si. Cinco jurados provaram e julgaram os pratos, analisando critérios como criatividade, apresentação, sabor, aproveitamento integral dos alimentos e utilização de ingredientes saudáveis. Por fim, foram atribuídas notas de 0 a 1, e eleito o vencedor que alcançou a maior nota, somando a pontuação das preparações salgada e doce.

Confira abaixo as receitas vencedoras do concurso gastronômico:

Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão

Ingredientes:

Canelone:

1 berinjela média

80g de ricota

50g de nozes

½ xícara de chá de salsinha

Pesto:

½ xícara de chá de azeite

½ maço de cebolinha

½ maço de salsinha

½ xícara de manjericão picado

1 dente de alho

30g de nozes - 30 g

Sal a gosto

Molho de tomate rústico:

1 xícara de chá de manjericão

2 dentes de alho

3 tomates médios

1 cebola

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Massa:

Lave as berinjelas, seque, retire as pontas e corte em fatias bem finas no sentido do comprimento. Coloque as fatias em uma peneira apoiada sobre uma tigela e polvilhe com sal. Pressione com um prato e deixe descansar por 15 minutos para amenizar o amargo da berinjela. Em seguida, lave as fatias uma a uma, eliminando todo o sal e seque com papel toalha. Reserve.

Com um pouco de azeite, pincele uma frigideira antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Coloque as fatias de berinjela e deixe dourar dos dois lados.

Recheio:

Bata a salsinha, a ricota e as nozes no processador até obter uma pasta, e reserve. Tempere a gosto.

Molho de tomate rústico:

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue. Acrescente os tomates picados, ½ xícara de chá de água e cozinhe mexendo de vez em quando até os tomates murcharem. Por último, misture o manjericão e o sal e cozinhe por mais 5 minutos.

Pesto:

Bata no liquidificador o azeite, a salsa, a cebolinha, o alho e o manjericão até formar um creme. Tempere com sal. Por último, acrescente as nozes e bata no modo “pulsar”, para que as nozes não fiquem totalmente trituradas.

Montagem:

Espalhe as fatias de berinjela em uma superfície lisa e distribua o recheio. Enrole as fatias e disponha em uma assadeira. Despeje o molho de tomate sobre os rolinhos, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos. Elimine o papel alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos até dourar. Sirva em seguida com molho pesto para acompanhar.

Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango

Ingredientes:

4 peras firmes e descascadas

½ xícara de chá de açúcar

4 xícaras de chá de água

4 cravos

Casca de meia laranja

Sorvete de morango:

1 caixinha de morango

2 bananas maduras

½ copo americano de leite

Sorvete de banana:

7 bananas maduras

½ copo de leite

Modo de preparo:

Retire o miolo das peras.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar, a casca de laranja e os cravos. Ferva e deixe reduzir até a metade. Nesse momento coloque as peras e deixe cozinhar por 10 minutos ou até as peras ficarem macias.

Sorvete de morango:

Descasque e congele as bananas e os morangos. Bata no liquidificador o morango, as duas bananas e o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

Sorvete de banana:

Bata as bananas congeladas com o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

Sirva as peras quentes com uma bola de cada sorvete e decore com raspas de laranja.