Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Aluna conclui Programa de Residência de Medicina da PBH

Fachada de centro de saúde. Foto ilustrativa.Foto: Divulgação PBH

Aluna conclui Programa de Residência de Medicina da PBH

criado em - atualizado em
Referência em Atenção Primária, o Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH) certificou a primeira aluna que concluiu o curso do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho desenvolvido durante o curso pela médica Clarissa Santos teve reconhecimento mundial. Ela conquistou o primeiro lugar no 21º Congresso Internacional de Médicos de Família e Comunidade/WONCA – 2016. 

Intitulado “O Papel do Médico de Família e Comunidade em Situações de Desastre: a experiência em Mariana”, o trabalho apresentado pela médica destacou a importância da atuação dos médicos de família e comunidade em áreas de risco e vulnerabilidade social como atores estratégicos e essenciais para a realização de um diagnóstico situacional que alertasse as pessoas sobre possíveis riscos de acidente. Clarissa concorreu com médicos de 103 países, no Rio de Janeiro.  

Durante a cerimônia para entrega do certificado de conclusão da Residência, nesta quinta-feira, dia 16, a SMSA também concedeu à médica uma homenagem de menção honrosa pela premiação. Segundo Clarissa, a Residência de Medicina de Família e Comunidade foi fundamental para definir a sua área de atuação. “Foi a partir do suporte e embasamento teórico que tive na residência que pude realizar o trabalho sobre a tragédia de Mariana. O prêmio é uma homenagem a todos os atingidos”, disse. Defensora do SUS, a médica prestou concurso na PBH e aguarda ser convocada para a posse.



Residência de Medicina de Família e Comunidade 

Com dois anos de duração, o programa tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências que articulem ensino, serviço, gestão e controle social. A fim de atingir este objetivo, a proposta do programa é que os residentes da SMSA/PBH tenham estágios (treinamento em serviço) em cenários de prática da Atenção Básica, Secundária e Terciária, a fim de aprimorarem o conhecimento e atuarem em conjunto com os profissionais da Rede SMSA/SUS-BH.

Até o momento, três turmas já foram abertas. A prova de seleção para a quarta turma está agendada para o próximo dia 19/11 (domingo).  São ofertadas cinco vagas. O processo acontece em parceria com a Associação de Apoio a Residência Médica e Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.