BHTrans faz operação de trânsito para o Black Friday 2017

Mapa da operação de trânsito Black Friday no Barreiro.Arte: BHTrans

BHTrans faz operação de trânsito para o Black Friday 2017

A BHTrans realiza nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, uma série de operações de trânsito devido à concentração de veículos e de pedestres no entorno das áreas comerciais e shoppings durante a Black Friday. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais) irão intensificar o monitoramento do trânsito e do transporte público, minimizando os reflexos do tráfego, assim como coibindo a prática de irregularidades e conflitos. O objetivo é garantir a segurança, a acessibilidade e a fluidez do trânsito de veículos e pedestres nas imediações dos principais centros comercias da capital.

Além dos agentes e das rotas de monitoramento na cidade, as câmeras do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte – COP-BH - também auxiliam na operação do trânsito em tempo real, em trechos estratégicos do sistema viário da cidade. Com esse acompanhamento é possível proporcionar ajustes necessários como, por exemplo, intervenções nos tempos dos semáforos e remanejamento das equipes em campo para atendimento das ocorrências prioritárias, ou seja, aquelas que geram maior reflexo no trânsito.

Centros comerciais que terão operação especial durante a Black Friday

- Pátio Savassi, Shopping Cidade, Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Ponteio, Shopping Populares da Área Central, centro comercial da Savassi e Barro Preto (Região Centro Sul);

- Shopping Boulevard (Região Leste);

- Minas Shopping (Região Nordeste);

- Shopping Del Rey (Região Noroeste);

- Shopping Estação BH (Região Norte);

- Centro comercial de Venda Nova (Região Venda Nova)

- Via Shopping e centro comercial do Barreiro (Região Barreiro);

- Centro comercial dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho; (Região Oeste).

Dicas aos motoristas e pedestres

Durante esse período de maior concentração de veículos e pedestres na cidade, a BHTRANS sugere algumas dicas aos motoristas e pedestres:

- É importante que as pessoas antecipem suas compras ou, pelo menos, procurem sair mais cedo de casa, pois, nessa época, o tempo de deslocamento é maior, em função do número de veículos nas vias;

- Em período de chuvas, os motoristas devem intensificar a manutenção dos veículos para que operem em condições mais seguras: freios em bom funcionamento, vidros limpos, pneus e limpadores de pára-brisa em condições adequadas;

- Ao dirigir, os motoristas devem manter distância suficiente em relação ao veículo da frente, de forma que possa frear o seu carro com segurança;

- O uso do transporte coletivo ou táxi proporciona um deslocamento mais seguro e confortável em muitos trajetos, onde a procura por estacionamentos é muito grande;

- Com a grande concentração de pessoas é fundamental que o motorista respeite o pedestre e seja gentil, aguardando que ele termine a travessia de forma segura;

- Motoristas, respeitem a preferência de passagem do pedestre;

- Pedestres, atravessem sempre na faixa.

Mapas

Black Friday A 2017_Boulevard.jpg