Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Estudantes participam da Semana da Orientação Profissional

Mulher, de pé, em frente à mesa, atende a jovens em Semana da Orientação ProfissionalFoto: Divulgação PBH

Estudantes participam da Semana da Orientação Profissional

criado em - atualizado em

Termina nesta sexta-feira, dia 1º  de dezembro, a programação da Semana da Orientação Profissional: Construindo o seu Projeto de Futuro, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa é voltada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de Belo Horizonte.

 

Neste primeiro ano de realização do evento, mais de 300 estudantes participam das ações organizadas durante a semana. Na quarta-feira, dia 29 de novembro, os estudantes estiveram reunidos, durante o período da tarde e também à noite, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), onde participaram de diferentes atividades culturais, palestras motivacionais, mesa redonda, mostras de profissões e oportunidades.

 

Foi possível, andando pelo espaço, conhecer os estandes e os trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades parceiras ligadas à educação profissional, primeiro emprego, estágio, empreendedorismo, ensino superior, entre outras.

 

A aluna do 9º ano da Escola Municipal Cora Coralina, Eliana Sousa Santos, avaliou de forma positiva a iniciativa. “É uma oportunidade que nos traz a expectativa de um futuro bom pela frente. Estou aprendendo demais com as pessoas aqui e as atividades. Acho importante essa iniciativa. Falar com quem esta saindo do ensino fundamental e mostrar quais são as possibilidades, que caminhos a gente pode escolher”, explicou.

 

O aluno da EJA da Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, Matheus de Jesus Vieira, de 21 anos, falou da importância da atividade e da oportunidade de conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. “Acho muito importante iniciativas como essa. Através da minha escola, conheci o Programa Pão Escola. Já fiz o curso de pizzaiolo, doce para festas e de salgados. São cursos bons que nos dão experiências para se profissionalizar. É surpreendente uma semana assim, porque traz informações que teríamos que ficar buscando e, muitas vezes, nem sabemos onde. A iniciativa ajuda também para aprimorar conhecimentos. Hoje já penso em fazer uma faculdade de gastronomia”, afirmou.

 

A diretora da Educação Integral da Smed, Arminda Oliveira, também reforçou a importância dessa ação voltada para os jovens. “A semana de orientação profissional é uma oportunidade para nossos jovens começarem a ter uma relação com o mundo do trabalho e entenderem as necessidades, os comportamentos, as áreas de maior atuação, de conhecerem e manifestarem suas próprias necessidades. Além de estarem sendo formados, esses jovens contribuem levando seus anseios aos nossos parceiros que estiveram presentes”, destacou.

 

Durante a semana

Semana da Orientação Profissional: Construindo o seu Projeto de Futuro buscou oferecer aos estudantes, ao longo de todos os dias de realização, atividades de orientação sobre o mundo do trabalho, promover dinâmicas de autoconhecimento, informar sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho, as qualificações necessárias, esclarecer sobre atribuições e tarefas das diferentes atividades e despertar nos jovens o interesse para a construção de projeto de futuro. As escolas promoveram palestras, oficinas, minicursos e diversas experiências voltadas para o mundo do trabalho

 

 

Primeiro ano de realização

A Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte foi instituída pela Lei Municipal nº 11.056, de julho de 2017. Coordenada e organizada pelas Diretorias de Educação Integral e do Ensino Fundamental da Smed, a 1º edição da Semana da Orientação Profissional está atendendo 10 unidades escolares.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.