Estudantes participam da Semana da Orientação Profissional

Mulher, de pé, em frente à mesa, atende a jovens em Semana da Orientação ProfissionalFoto: Divulgação PBH

Estudantes participam da Semana da Orientação Profissional

Termina nesta sexta-feira, dia 1º  de dezembro, a programação da Semana da Orientação Profissional: Construindo o seu Projeto de Futuro, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa é voltada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de Belo Horizonte.

Neste primeiro ano de realização do evento, mais de 300 estudantes participam das ações organizadas durante a semana. Na quarta-feira, dia 29 de novembro, os estudantes estiveram reunidos, durante o período da tarde e também à noite, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), onde participaram de diferentes atividades culturais, palestras motivacionais, mesa redonda, mostras de profissões e oportunidades.

Foi possível, andando pelo espaço, conhecer os estandes e os trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades parceiras ligadas à educação profissional, primeiro emprego, estágio, empreendedorismo, ensino superior, entre outras.

A aluna do 9º ano da Escola Municipal Cora Coralina, Eliana Sousa Santos, avaliou de forma positiva a iniciativa. “É uma oportunidade que nos traz a expectativa de um futuro bom pela frente. Estou aprendendo demais com as pessoas aqui e as atividades. Acho importante essa iniciativa. Falar com quem esta saindo do ensino fundamental e mostrar quais são as possibilidades, que caminhos a gente pode escolher”, explicou.

O aluno da EJA da Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, Matheus de Jesus Vieira, de 21 anos, falou da importância da atividade e da oportunidade de conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. “Acho muito importante iniciativas como essa. Através da minha escola, conheci o Programa Pão Escola. Já fiz o curso de pizzaiolo, doce para festas e de salgados. São cursos bons que nos dão experiências para se profissionalizar. É surpreendente uma semana assim, porque traz informações que teríamos que ficar buscando e, muitas vezes, nem sabemos onde. A iniciativa ajuda também para aprimorar conhecimentos. Hoje já penso em fazer uma faculdade de gastronomia”, afirmou.

A diretora da Educação Integral da Smed, Arminda Oliveira, também reforçou a importância dessa ação voltada para os jovens. “A semana de orientação profissional é uma oportunidade para nossos jovens começarem a ter uma relação com o mundo do trabalho e entenderem as necessidades, os comportamentos, as áreas de maior atuação, de conhecerem e manifestarem suas próprias necessidades. Além de estarem sendo formados, esses jovens contribuem levando seus anseios aos nossos parceiros que estiveram presentes”, destacou.

Durante a semana

Semana da Orientação Profissional: Construindo o seu Projeto de Futuro buscou oferecer aos estudantes, ao longo de todos os dias de realização, atividades de orientação sobre o mundo do trabalho, promover dinâmicas de autoconhecimento, informar sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho, as qualificações necessárias, esclarecer sobre atribuições e tarefas das diferentes atividades e despertar nos jovens o interesse para a construção de projeto de futuro. As escolas promoveram palestras, oficinas, minicursos e diversas experiências voltadas para o mundo do trabalho

Primeiro ano de realização

A Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte foi instituída pela Lei Municipal nº 11.056, de julho de 2017. Coordenada e organizada pelas Diretorias de Educação Integral e do Ensino Fundamental da Smed, a 1º edição da Semana da Orientação Profissional está atendendo 10 unidades escolares.