Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Operação Oxigênio realiza mais de 9 mil vistorias em 2017

Fiscal da prefeitura aborda caminhoneiro.Breno Pataro

Operação Oxigênio realiza mais de 9 mil vistorias em 2017

criado em - atualizado em

Controlar a emissão de fumaça escura dos veículos movidos a diesel em circulação na capital, conscientizar motoristas e proprietários a realizar regularmente a inspeção e ajudar BH a combater a poluição veicular. Com esses objetivos, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do programa Operação Oxigênio, realiza blitzen educativas e inspeções em ônibus, caminhões, utilitários, escolares, vans e transporte de valores que circulam pelos principais corredores da cidade, além de pontos finais e estações de ônibus. A fumaça escura é sinal de deterioração e necessidade de manutenção do veículo e desperdício de combustível.


No ano passado foram contabilizadas mais de 9,2 mil vistorias e cerca de 110 veículos foram autuados por apresentar irregularidade. As ações da Operação Oxigênio ocorrem diariamente e funcionam também de forma punitiva e flagrante. O trabalho é realizado pela Secretaria de Política Urbana, com coordenação e execução da Subsecretaria de Fiscalização, e conta com as parcerias da BHTrans e da Polícia Militar de Minas Gerais.


Bernadete Carvalho, coordenadora do trabalho e fiscal integrado, salienta que todo cidadão é responsável pela efetividade dos esforços para a redução da poluição do ar em BH. “Cada um deve fazer a sua parte na preservação da qualidade do ar que respiramos. É necessário realizar a manutenção eficaz na oficina de confiança e no tempo que o veículo precisa. Com isso, a confiabilidade, o desempenho e a longevidade do automóvel serão melhorados”, comentou. A fiscal frisou ainda que, manter o veículo dentro dos limites de emissão afeta diretamente a qualidade do ar de nossa cidade e a saúde da população.


Procedimento de vistoria

Os responsáveis pelos veículos irregulares são autuados e têm 15 dias para providenciar a manutenção e comprovar a conformidade no Ponto Fixo da Prefeitura (Via Expressa, 3.200, bairro Coração Eucarístico), onde ocorrem as inspeções veiculares após a autuação ou a convocação. O espaço também contempla veículos a diesel para vistoria espontânea, de caráter preventivo e sem punição. Em ambos os casos, é necessário agendar gratuitamente a inspeção pelo telefone (31) 3246-0193.


Já nas situações em que o veículo é reprovado, é emitido o auto de fiscalização, constando a data agendada para nova vistoria no Ponto Fixo. O proprietário recebe também o auto de infração e o selo de identificação do programa Operação Oxigênio é afixado no para-brisa, que só é retirado quando comprovada a conformidade das emissões. Os valores das multas variam de 372,89 a R$ 3.728,07. A cada reincidência o valor é dobrado e após a segunda reincidência o veículo pode ser retirado de circulação.


Denúncias


As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156 e via SAC WEB, disponível no Portal de Informações e Serviços, no site da Prefeitura de Belo Horizonte, www.pbh.gov.br/sac. Basta anotar a placa e informar o tipo de veículo. O proprietário é identificado e convocado para vistoria.


Operação Oxigênio em números - 2017


- Veículos vistoriados: 9.239
- Veículos com irregularidade constatada em blitz, denunciados e alvos de operações preventivas: 1.510
- Veículos multados: 116

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.