Prazo de cadastramento para vacina contra gripe é prorrogado

Profissional de saúde aplica vacina em braço direito de idosa do Centro de Saúde Salgado FilhoFoto: Acervo SMSA

Prazo de cadastramento para vacina contra gripe é prorrogado

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 5 de maio, o prazo para o cadastramento de pessoas acamadas ou residentes em casas de repouso, que estejam impossibilitadas de se locomover, para receber a vacina contra Influenza em domicílio. O cadastro pode ser feito online pelo preenchendo o formulário de solicitação,  pelo telefone 3277-7722, ou ainda diretamente no centro de saúde de referência do paciente.

A vacinação domiciliar é destinada exclusivamente para pessoas que não têm condições de ir a um centro de saúde receber a vacina. Para o restante do público prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, a vacinação está sendo realizada nos centros de saúde da capital. A campanha teve início no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio. Até o momento mais de 70 mil pessoas foram vacinadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem receber a vacina pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

Em Belo Horizonte, a expectativa é vacinar 827.200 pessoas. Em 2016, foram vacinadas 717 mil pessoas na capital. Em 2015, o número de pessoas vacinadas foi de 615 mil. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).