Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conheça as novidades do App Carnaval de Belo Horizonte 2018

mâo feminina setura celular com página inicial do aplicativo Carnaval de Belo Horizonte.Foto: Divulgação PBH

Conheça as novidades do App Carnaval de Belo Horizonte 2018

criado em - atualizado em
Já é Carnaval em Belo Horizonte e, pelo segundo ano consecutivo, a Prodabel - Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - teve um papel fundamental na elaboração e inserção do conteúdo do aplicativo oficial da folia. De acordo com os idealizadores do Carnaval de Belo Horizonte Oficial, a previsão é que o número de downloads neste ano supere o de 2017, quando mais de 80 mil pessoas utilizaram o serviço. 
 

Um dos motivos que justificam esta expectativa é o crescimento do número de foliões nas ruas da capital. Segundo a Belotur, que também contribuiu para a criação do aplicativo, cerca de 3,6 milhões de pessoas são esperadas para curtir a festa nas ruas de BH, número 20% maior que 2017. Se esta proporção for mantida também para o aplicativo, o número de downloads pode chegar à marca de cem mil. Além disso, a descentralização das festas, com atividades espalhadas pelas nove regionais da cidade, pode contribuir para que seja batido o recorde.


A ferramenta já está disponível para usuários do sistema Android. A versão para IOS deverá ser disponibilizada até o início de fevereiro. A Gerência de Engenharia e Arquitetura de Software, as Superintendências de Geoprocessamento e de Sustentação da Prodabel foram os setores responsáveis pela elaboração de grande parte do sistema e inserção do conteúdo. De acordo com Keust Pablo Silvano, coordenador de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis na Prodabel, em pouco mais de 20 dias o trabalho foi executado. “Este ano o desenvolvimento do app foi realizado em tempo recorde e isto só foi possível graças ao comprometimento e entrosamento das equipes”. 

 

A plataforma para criação do produto utilizada neste ano é semelhante a que fez sucesso em 2017, porém o Carnaval de Belo Horizonte Oficial está com um visual novo, mais prático e eficiente. Para quem vai cair na folia, o aplicativo apresenta uma seleção de todas as atividades a partir da data e da localidade da pessoa. Após a escolha, é possível saber qual o melhor trajeto e a estimativa de tempo até o local, por meio do Google Maps. Além disso, ele tem informações sobre as atividades previstas para os palcos instalados na cidade, diversos serviços, como pontos de Wi-Fi liberado, a localização de banheiros químicos, postos médicos, horário e local do transporte público, bares e restaurantes próximos, telefones úteis, programação, entre outras. 


“É um desafio técnico muito grande levantar todas estas informações espaciais em um período tão curto, contudo a Prodabel já possui expertise para realizar tal tarefa e assim conseguir fornecer a melhor geoinformação para o cidadão curtir a folia” afirmou Cristóferson Bueno, gerente de Geotecnologias da Prodabel.


Outra novidade deste ano é que até mesmo quem não pretende curtir o carnaval de BH poderá aproveitar os serviços oferecidos pela ferramenta. No menu “Off Carnaval” estão diversas atividades que não constam no calendário oficial da festa, como peças de teatro e espetáculos musicais.  


  
Cadastro

Apesar de ter sido apresentado oficialmente apenas na semana passada, o uso da tecnologia para melhorar o Carnaval de Belo Horizonte ocorre desde o ano passado. Um importante passo foi a liberação para que o cadastro de blocos, escolas de samba, entre outros, fosse feito pela Internet. Esta ação deu maior segurança e celeridade ao processo. “A Prodabel e a Belotur trabalharam muito para oferecer um serviço com maior qualidade no Carnaval deste ano, que já é um dos maiores do País. Espero que, agora, as pessoas utilizem esta importante ferramenta”, afirma Karla Albuquerque, Superintendente de Geoprocessamento Corporativo da Prodabel. 

 


26/01/2018. Aplicativo Carnaval. Fotos: Divulgação/Prodabel  

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.