Pular para o conteúdo principal

Políticas para a Mulher

| atualizado em

A COMDIM tem por objetivos elaborar, propor e coordenar as políticas municipais que assegurem o atendimento às necessidades específicas da mulher. Para tanto, desenvolve programas, serviços e ações afirmativas que visam a promoção e defesa dos direitos da mulher, a superação das desigualdades e o combate às diferentes formas de discriminação de gênero em Belo Horizonte. Para o desenvolvimento de suas atribuições, a COMDIM promove a articulação de redes de entidades parceiras ligadas às diferentes esferas do poder público, organizações não governamentais e movimentos organizados da sociedade civil.


A Coordenadoria possui quatro eixos de atuação:

1- Formação e Educação Política em Direitos Humanos e Cidadania:
 

-Oficinas de gênero;

-Participação e organização de seminários, curso e palestras.


2- Ações Políticas Emancipatórias:
 

-Participação em redes locais, estaduais, nacionais e internacionais;

-Incorporação do enfoque de gênero nas políticas públicas.


3- Inclusão Social e Produtiva:


Justiça econômica, social, cultural, ambiental e sustentabilidade são as bases desse Projeto que viabiliza a inclusão social e produtiva de mulheres através da Economia Solidária na perspectiva de gênero, destacando:

-O Espaço da Cidadania;

-A Incubadora Solidária Tecnológica em parceria com o MDS, a FiNEP, PUC Minas e programas da PBH.


4- Serviços de Atendimento Psicossocial e Jurídico:


Benvinda - Centro de Apoio à Mulher

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, criado em 1996, é um equipamento público municipal que desenvolve trabalho multidisciplinar de atendimento psicológico, social e orientação jurídica ás mulheres em situação de violência doméstica. Seu principal objetivo é contribuir para consolidação do programa de enfrentamento à violência por meio de estratégias de atendimento que objetivam o fortalecimento da mulher e a compreensão e prevenção dessa violência, bem como da articulação em rede de serviços públicos para atendimento a mulheres. Além disso, os atendimentos psicológicos e sociais e as orientações jurídicas buscam criar condições necessárias para que as mulheres construam, com o suporte das profissionais, possibilidade de ruptura com a violência que vivenciam.


Casa Abrigo Sempre Viva 

O objetivo da Casa Abrigo Sempre Viva é garantir a integridade física e psicológica das mulheres em situação de risco de morte e de seus (suas) filhos (as) menores de idade que não apresentam outra alternativa de proteção, contribuindo para o rompimento do ciclo de violência, o fortalecimento de sua auto-estima e o exercício de sua cidadania. O endereço é mantido em sigilo e os contatos são realizados pelo Benvinda – Centro de Apoio à Mulher, que é a porta de entrada para a Casa Abrigo.


Tel.:(31)3277-9753 
Fax:(31)3277-9758 
E-mail: comdimbh@pbh.gov.br

Voltar