Políticas para a Pessoa idosa

| atualizado em

A CDPI tem por competência coordenar a implantação da Política Municipal do Idoso, instituída pela Lei Municipal 7.930 de 1999. Para tanto, deve propor e implementar programas, serviços e ações afirmativas que visem a promoção e defesa dos direitos dos idosos, a eliminação da discriminação e sua inserção na vida econômica, política, cultural e social do Município. Para a viabilização de suas competências, cabe ainda à CDPI promover a articulação de redes de entidades parceiras, objetivando o aprimoramento das ações de atenção à população idosa.

Dentre as atribuições da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa, destacam-se:

-Coordenar a implantação da Política Municipal do Idoso, instituída pela Lei nº 7.930, de 30/12/1999;

-Propor, elaborar, implantar e coordenar programas de defesa da cidadania do idoso e sua reinserção na comunidade;

-Atuar na articulação das instituições de cidadania para promoção do exercício de atividades autônomas de participação social.

Ações da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa

Acessibilidade uma questão de Direito

Atividades: Grupos de discussão: acessibilidade urbana e edificação, testemunhos da história, uso de tecnologias, Estatuto do Idoso, informações preventivas.

City Tour/Expresso Ambiental

Atividades: visita aos pontos turísticos e de lazer ou a espaços escolhidos pelo próprio grupo. Participação de idosos de grupos de convivência, idosos usuários dos CRAs, Centros e Postos de Saúde.

Disque Idoso

Atividades: atendimento e orientação telefônica sobre temas relacionados a este segmento da população. Tel: 156

Espaço da Cidadania

Atividades: exposição e venda de artesanato.
Horário de funcionamento: às sextas-feiras,de 08h às17h.
Local: Av.Bernardo Monteiro, no quarteirão abaixo da Feira das Flores.

Inclusão Digital

Atividades: curso básico de informática em parceria com Universidades.

Integração Geracional -Troca de Saberes

Atividades: aulas de introdução e manuseio de celulares, informática, culinária, artesanato; trocas sociais e afetivas.

Oficina de Memória e Cultura

Atividades: estimulação cognitiva e memórias sócio-afetivas, resgate, re-significação e reconstrução.

Oficina de Coordenadores de Grupos de Convivência

Atividades: troca de experiências, repasse de informações, técnicas e dinâmicas de grupo.

Oficinas de Direitos

Valorização da Pessoa Idosa Institucinalizada

Campanha contra a Violência à Pessoa Idosa

Centro de Referência da Pessoa Idosa

O Centro de Referência da Pessoa Idosa é um equipamento público da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa/ SMADC/ Prefeitura de Belo Horizonte, que oferece serviços e programas voltados para a promoção e defesa de direitos da pessoa idosa. Este Centro traz em seu bojo estudos, pesquisas e documentação sobre o processo de envelhecimento.

Objetivos / Compromissos:

-Desenvolver ações educativas visando à promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa;
-Promover a socialização e convivência intergeracional;
-Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa e elevação de sua auto-estima;
-Possibilitar a participação da pessoa idosa como protagonista de sua história.

Projetos/Serviços:

-Academia da Cidade;
-Academia Céu Aberto/Saúde na Praça;
-Dança de Salão;
-Dança Cigana;
-Dança Sênior,
-Coral;
-Lian Gong;
-Informática/Inclusão Digital;
-Pintura em Tecido;
-Pintura em Tela;
-Projeto EJA-BH (Educação de Jovens e Adultos);
-Show de Talentos;
-Tarde Dançante (Baile);
-Vida Ativa.

Centro de Referência da Pessoa Idosa