Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Belo Horizonte sedia o 13º Encontro Nacional do 3º Setor

13º Encontro Nacional do Terceiro Setor - ENATSImagem: Divulgação

Belo Horizonte sedia o 13º Encontro Nacional do 3º Setor

criado em - atualizado em

O 13º Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats) será realizado nos dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil Vallourec, localizado na Praça Sete, no Centro. Na segunda-feira, dia 5, às 18h30, o prefeito Alexandre Kalil fará a abertura do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e, neste ano, terá como tema central a transparência das relações intersetoriais. Durante a solenidade, será feita a entrega do prêmio Enats de Boas Práticas de Gestão do Terceiro Setor.

 

Na terça-feira, dia 6, das 8h30 às 19h, haverá mesas de debates, com a participação de representantes de organizações, empresas e governos de vários estados, que irão compartilhar suas experiências e estratégias.

 

A presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Marcela Giovanna, será mediadora do debate “Sociedade Civil e Investimento Social em Números”. A mesa, que abre os diálogos da manhã, contará com a participação de Félix Garcia Lopes Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Graziela Santiago, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

 

Para o painel “Negócios Sociais”, a mediadora Marisa Seoane, chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte, recebe a gestora regional do Instituto Yunos, Gabriela Reis; o representante da Fiat, André Barreto Faria, que apresentará a experiência da cooperativa social Cooperárvore; e Vinícius Caires, que irá compartilhar a experiência da Framesoft, plataforma de gestão para organizações sociais.

 

Encerrando os trabalhos do período da manhã, será realizado o painel “A Implementação do Marco Regulatório, Sua Aplicabilidade e Transparência”, com mediação do procurador geral do município, o advogado Tomáz de Aquino Resende. Participam desse debate a advogada Laís Figueiredo; a integrante da Comissão do Terceiro Setor da OAB, Adriana Girolete; e a chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Clarice Costa Calixto.

 

Às 14h, iniciando as atividades da tarde, o diretor da Nexo Investimento Social, Thiago Alvim, fará a mediação do painel “Investimento Social Transparente: a visão do investidor social”. O convidado é o advogado Rafael Lafetá, que irá compartilhar a experiência do Instituto MRV.

 

O tema “Reforma da Previdência, Cebas e a Sustentabilidade das Instituições: títulos e qualificações” será abordado no painel mediado pelo advogado Fábio Costa Vilar, do Escritório Tomáz de Aquino, Costa Vilar Sociedade de Advogados. O consultor em contabilidade, Nailton Cazumbá; a professora de Direito, Dinorá Carla Fernandes; e a advogada especialista em Direito Público Bianca Monteiro serão os debatedores.

 

Na última mesa de debates do encontro, a diretora da Conviver Saber Social, Janice Salomão, será a mediadora do painel “Estratégias de Captação de Recursos”, que contará com a participação da coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Gambini; e de Jonas Araújo, que apresentará a experiência da plataforma de captação de recursos Trackmob.

 

Nos intervalos dos debates, as organizações sociais participarão dos painéis multisetoriais apresentando seus projetos e resultados. O encerramento ficará a cargo do Grupo Meninas de Sinhá.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.