Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Escolas municipais sugerem nomes para o novo Gorila

Gorila recém-nascido no colo da mãeFoto: Herlandes Tinoco

Escolas municipais sugerem nomes para o novo Gorila

criado em - atualizado em

Em maio deste ano, o Zoológico de Belo Horizonte ganhou um novo morador. A gorila Imbi deu à luz ao seu segundo filhote, que é o terceiro dessa espécie nascido na América do Sul. E, para ajudar a escolher o nome do recém-chegado, a Prefeitura de Belo Horizonte vai contar com a criatividade dos alunos de escolas municipais, Umeis e creches parceiras. Ao longo do mês de junho, cada escola terá a oportunidade de indicar um nome para o gorilinha e, posteriormente, as sugestões serão levadas para votação popular em toda Belo Horizonte. 


A escolha será feita por alunos da pré-escola (4 e 5 anos), do ensino fundamental (1º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas, Umeis e creches parceiras ligadas à Rede Municipal foram convidadas a participar. A ideia é que cada turma faça uma discussão em sala e apresente uma sugestão de nome, em seguida, a direção vai recolher os nomes sugeridos por cada turma e definir a sugestão que vai representar a escola.
 

As escolhas das escolas serão encaminhadas posteriormente para cada uma das nove regionais de Belo Horizonte e, por fim, serão selecionados pelo menos três nomes para serem levados à votação popular em Belo Horizonte. O intuito é que a votação popular aconteça no mês de julho.
 

Cada unidade recebeu cartazes para divulgar o concurso e também cédulas para que cada turma e cada escola apontasse a sugestão. No total, foram distribuídas cerca de dez mil cédulas para as escolas, Umeis e creches da capital mineira. 

 

Macho ou fêmea


Nos primeiros meses, a mamãe gorila mantém o filhote muito junto ao corpo, por isso ainda não foi possível determinar se o gorilinha é macho ou fêmea. Visto isso, cada escola fará uma sugestão para cada gênero.
 


Além disso, foi sugerido a todas as unidades que desenvolvessem trabalhos pedagógicos aliados ao processo de escolha do nome. Mais do que uma simples sugestão, é interessante que cada turma faça um trabalho de pesquisa e ofereça opções que tenham a ver com a cultura brasileira, com a origem da espécie ou que tenham algum aspecto interessante em sua origem. As escolas também foram orientadas a evitar nomes muito comuns.

 

Conservação ambiental

Com o nascimento do filhote, o Zoológico de Belo Horizonte passa a ter sob seus cuidados um grupo com três adultos (duas fêmeas e um macho) e três filhotes (dois deles machos), o que representa um importante feito da instituição para a conservação da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), que aparece como “Criticamente Ameaçada” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Isso em decorrência de fatores como caça comercial, doenças e perda de habitat. 
 

Os gorilas adultos que vivem na FZB-BH são oriundos de instituições diferentes: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall) e o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.


Já os filhotes são belo-horizontinos. Sawidi (cujo nome de origem tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”) é o primeiro gorila nascido em Zoológico na América do Sul. Ele veio ao mundo no dia 5 de agosto de 2014. Já seu irmão por parte de pai, Jahari (nome de origem africana que tem como significado “jovem forte e poderoso”), nasceu um mês depois, no dia 10 de setembro. O mais novinho, ainda com sexo indefinido, nasceu em 8 de maio deste ano.

 

Grupo de gorilas da FZB-BH

Imbi: nasceu em 2000
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2011
De onde veio: Reino Unido

Leon: nasceu em 1998
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Espanha

Lou Lou: nasceu em 2004
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Reino Unido

Sawidi: nasceu em 5 de agosto de 2014 
Pais: Lou Lou e Leon

Jahari: nasceu em 10 de setembro de 2014 
Pais: Imbi e Leon

Filhote ainda sem nome (recém-nascido): nasceu em 8 de maio de 2017
Pais: Imbi e Leon

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.