BH em Pauta: Via 710 vai interligar regiões Leste e Nordeste

Obras da via 710 em andamento. Foto: Antônio Rodrigues/PBH

BH em Pauta: Via 710 vai interligar regiões Leste e Nordeste

Com aproximadamente 5 km de extensão, a Via 710 vai promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte, mais precisamente entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. A nova via contempla a melhoria da mobilidade urbana e do planejamento de sistema de transportes da capital, atendendo às necessidades de deslocamento de moradores que utilizam o transporte coletivo por ônibus nas regiões citadas.

A obra é executada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O sistema viário vai conectar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo e União, interligando as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. Além disso, permitirá a criação de um novo acesso a toda região Norte de Belo Horizonte, funcionando como trajeto alternativo à Cidade Administrativa.

O ritmo da obra da Via 710 vem se intensificando. Várias frentes são executadas simultaneamente, como a estrutura do viaduto Bolívar; terraplenagem, pavimentação e obras complementares (passeio, meio-fio e sarjetas) no trecho compreendido entre a avenida Itaituba e a rua Elísio de Brito; execução de rede de esgoto; tratamento de subleito; pintura dos gradis; plantio de gramas e limpeza da pista Oeste.

Dentre os serviços já concluídos estão a passarela de concreto entre os viadutos; a construção dos viadutos D e E; pavimentação asfáltica; passeio; armação de cortina de contenção; instalação dos gradis; serviços de microdrenagens; contenções para a trincheira de intercessão entre a Via 710 e a avenida José Cândido da Silveira; alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista Leste do complexo da avenida José Cândido da Silveira.

Cronograma

A obra de todo o complexo da avenida José Cândido da Silveira com a interseção da Via 710, até o limite da avenida Cristiano Machado, está prevista para ser entregue no fim deste ano.

Para o segundo semestre de 2018, estão previstas a conclusão do viaduto Bolívar, da passagem em nível que fará a ligação da rua Gustavo da Silveira com a rua Conceição do Pará, das pistas Leste e Oeste entre as avenidas José Cândido da Silveira e Andradas (no bairro São Geraldo), além de mais 2,8 km de ciclovia.

Liberação

O trânsito na avenida José Cândido da Silveira, sentido Centro/bairro, retornou ao tráfego normal (sem desvios) na última terça-feira, dia 3 de outubro. A avenida operava com desvios desde março de 2016 em função das obras de implantação da Via 710. O local foi devidamente sinalizado pela BHTrans com placas de obra, advertências e orientações aos motoristas e pedestres que trafegam pela região.

A interdição na pista da avenida José Cândido da Silveira foi necessária para a execução de redes de drenagem e trincheira, pista para caminhada, além da construção de viadutos de intercessão entre a Via 710 e a própria avenida.

05/10/17. Abertura de trânsito e obra da Via 710. Fotos: Antônio Rodrigues/PBH