Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Biblioteca em container é atração em parque

Rapaz procura livro em biblioteca dentro de um contêiner. Foto: Lívia Ansaloni/PBH

BH em Pauta: Biblioteca em container é atração em parque

criado em - atualizado em

Desde o início de setembro, os visitantes do Parque Municipal Américo Renné Giannetti observam uma biblioteca comunitária montada dentro de um container, em meio às árvores, quase camuflada e sob muita sombra. Trata-se do projeto “Container com letras”, que se tornou mais um atrativo de lazer no parque e funciona como um espaço para compartilhamento de livros de todos os gêneros, de forma gratuita.

Por meio do projeto, quem tiver um livro em casa para doar pode entregá-lo no container, voluntariamente, para enriquecer o acervo da biblioteca, à qual qualquer cidadão pode ter acesso sem custo e burocracia. Quem se interessar por uma das obras também pode levá-la para casa gratuitamente e sem a necessidade de doar outra em troca ou para reposição. A biblioteca disponibiliza, ainda, mesinhas e assentos para aqueles que quiserem apenas ler ou folhear livros durante o horário de almoço, por exemplo.

O projeto surgiu em 2016 e chegou ao Parque Municipal durante a 3ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, no mês de agosto passado. Após o encerramento do evento e graças ao sucesso alcançado, o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Sérgio Augusto Domingues, formalizou o convite aos idealizadores, Giane Drumond e Willer Guerra, para estender a permanência do container no Parque a fim de integrarem a programação dos 120 anos do espaço e também do Dia das Crianças. “Ficamos muito felizes com o convite, pois o Parque Municipal, dentre todos os espaços pelos quais já passamos, é o que mais se aproxima do nosso desejo com o projeto: levar a cultura e torná-la acessível a todo e qualquer cidadão. No parque, temos um público absolutamente variado e muita rotatividade de pessoas de todos os lugares o tempo todo”, explica Giane.

Ana Luiza Castro, de 18 anos, é estudante e comemorou por ter encontrado no container um dos livros que precisava: uma gramática da Língua Portuguesa. “Estudo aqui perto e conheci o container durante o salão do livro. Não sabia que ele ainda estava aqui, mas fiquei muito feliz principalmente porque encontrei o livro exato que eu procurava. Agora, quero trazer alguns de casa para ajudar o projeto, assim como ele me ajudou”, conta.

Eduardo Santos Pimentel, 53, é bancário e ficou admirado com a iniciativa. “Fora do Brasil já vi projetos desse tipo e achava que aqui jamais funcionaria. Para minha surpresa, conversando com a funcionária do container, eles estão recebendo muitas doações aqui no Parque, até mais do que retiradas”, comenta.

Os números comprovam o sucesso. Em seis dias de permanência do container no Parque durante o Salão do Livro Infantil e Juvenil, foram retirados pelos leitores cerca de cinco mil livros, enquanto outros mais de 1.400 foram doados pelos freqüentadores do parque, número considerado muito bom pelos idealizadores do projeto.

O projeto conta com dois containers itinerantes – atualmente instalado no Parque e na Praça da Liberdade - equipados com cerca de dez mil livros, cada. Giane e Willer, que são marido e mulher e coordenam o projeto, mantêm em casa um espaço com mais de 25 mil livros, que compõem o acervo total do projeto, hoje em torno de 45 mil títulos. “Começamos o projeto em outubro de 2016 com cerca de mil livros doados por um amigo. Dizer que o brasileiro não gosta de ler é um equívoco. O brasileiro, às vezes, não tem o acesso ao livro. Se isso é facilitado, chegamos aos números que hoje temos. Nosso projeto tem ainda outro viés, o de ser sustentável. Além de levar a cultura, mostramos a importância de se praticar o desapego. Ninguém precisa ter em casa uma biblioteca enorme. Você pode doar os seus livros para que outra pessoa os encontre. E sempre que você precisar ou quiser alguma obra, basta acessar nosso site e procurar onde estão nossos containers naquele momento. Lá você pode encontrar o livro que deseja sem custo algum”, destaca Giane.

O Container Com Letras ficará no Parque Municipal Américo Renné Giannetti até o dia 30 de outubro. O funcionamento da biblioteca é de terça a domingo, das 10h às 18h - o Parque abre nos mesmos dias, às 6h.

 

15/09/2017. Container com letras. Fotos: Livia Ansaloni/FPMZB

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.