BH em Pauta: Carrinho de rolimã resgata brincadeiras antigas

Um homem e um jovem de boné constróem carrinho de rolimã em oficina. Foto: Geraldo Félix/PBH

BH em Pauta: Carrinho de rolimã resgata brincadeiras antigas

O carrinho de rolimã é o eixo de uma proposta que vem mobilizando alunos do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 20 escolas municipais da Regional Norte, em Belo Horizonte. Em tempos de jogos eletrônicos, com crianças, adolescentes e até adultos passando horas em frente a uma tela de computador ou TV, o objetivo da iniciativa é estimular o resgate de tradicionais brincadeiras da infância, incentivando a prática de esportes e a integração entre a comunidade. “Eu acho ótimo. Carrinho de rolimã é legal porque dá para brincar fora de casa”, afirma o estudante Paulo César de Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Sérgio Miranda, no bairro Tupi.

A proposta é de que as 20 escolas da Regional Norte recebam um carrinho, cada, para participar de um campeonato idealizado pela Diretoria Regional de Educação/Norte, em parceria com Centro Universitário Una, Campus Linha Verde. “É uma grande oportunidade para os estudantes que hoje estão mais ligados nas novas tecnologias e deixaram as brincadeiras de rua para trás”, observa a diretora de educação da Regional Norte, Andréia Caroline Correia e Silva, ressaltando a importância da realização do projeto que resgata as brincadeiras infantis.

Os carrinhos de rolimã foram confeccionados pelos alunos de engenharia da Una, tendo como base o modelo desenvolvido pelo aluno Davi Lara de Moura, do 10º período de engenharia, que foi um usuário do brinquedo quando era criança e viu a oportunidade de relembrar a infância.

O projeto foi desenvolvido priorizando a sustentabilidade, com utilização de madeira ecológica e outros materiais reciclados. “O carrinho que desenvolvemos é o padrão, simples. As medidas foram baseadas no porte dos alunos que vão participar da competição; os bancos são almofadados, reutilizado de cadeiras quebradas da universidade”, explica Davi.

A competição será realizada na rua Ana Maria de Jesus, marginal da Via 240, no bairro Aarão Reis, no dia 21 de outubro. Os vencedores vão receber prêmios e medalhas. Além do campeonato haverá apresentações artísticas, culturais e uma feira com trabalhos produzidos pelos oficineiros do Programa Escola Integrada. A estimativa é que dois mil estudantes participem das atividades.

O campeonato integra a programação do “VIII Festival Regionalizado de Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos da Regional Norte - BH 120 anos - Uma década de Educação Integral”, que acontece em diversos espaços do território Norte, nos dias 20 e 21 de outubro, contando com apresentações, circuito de atividades culturais e artísticas.

16/10/2017. Campeonato de carrinhos de rolimã. Fotos: Geraldo Felix/PBH