Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Projeto difunde o uso ervas medicinais

Raizeiro Paulino Caldeira ensina o uso de ervas medicinais a sete cidadãos. Atividade faz parte do projeto Café com Saberes, em Venda Nova.Foto: Sabrina Dantas/PBH

BH em Pauta: Projeto difunde o uso ervas medicinais

criado em - atualizado em
Reza a lenda, e para muitos é fato, que só na Floresta Amazônica está a cura para todos os males do corpo e do espírito. Isso pela exuberante e diversa riqueza de ervas medicinais. Dessa forma, fazer uso dessas ervas, e aí originadas de qualquer parte do planeta, não é apenas ato praticado e cultuado por muitos, como também há toda uma preocupação por parte desses usuários e estudiosos em resgatar e preservar esses ensinamentos e usos.
 
Esse entendimento permeia todo o projeto Café com Saberes, realizado mensalmente no Centro Cultural Venda Nova, equipamento mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. “Com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, os conhecimentos dos mais antigos sobre as ervas medicinais foram, de alguma forma, perdendo-se. A fim de contribuir para a recuperação dessa rica memória que nossos antepassados guardaram de geração em geração, o Centro Cultural Venda Nova realiza, mensalmente, o projeto”, explica Aline Tavares, gerente do equipamento cultural.
 

Coordenado pela arte-educadora Sabrina Damas e sob a batuta de Paulino Caldeira, raizeiro e antigo morador de Venda Nova, o Café com Saberes é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês. Um dos temas tratados  na última edição, foi o de como extrair o princípio ativo de cada planta, conhecimento considerado primordial por Caldeira. “É no princípio ativo que estão as propriedades medicamentosas das plantas. Sabendo sobre elas, amplia-se muito o uso e as potencialidades que elas podem nos oferecer”, explica o raizeiro.
 

O Café com Saberes sempre aborda as propriedades das plantas para as mais variadas finalidades: xaropes naturais para gripe e tosse, pomadas para dor, regulagem de glicemia, cremes para tirar manchas na pele, cura de depressão, alergias, dores de estômago e outras centenas de soluções para doenças contemporâneas. Atividades de prevenção abordando aspectos de uma alimentação saudável também são contempladas.
 

O projeto Café com Saberes acontece desde novembro de 2014 e conta com a participação ativa da comunidade de Venda Nova, o que traduz a importância dele. “O projeto permite divulgação dos saberes tradicionais, multiplicando os conhecimentos sobre essa farmácia que temos em mãos e como podemos nos apropriar deste conhecimento”, ressalta Damas.


Cultivo compartilhado

Com o projeto Café com Saberes, o Centro Cultural Venda Nova criou a Horta Compartilhada. Nela, plantas medicinais são cultivadas pela própria comunidade, que cuida e colhe. Com isso, a horta também dá um amparo às discussões, pois pode-se visualizar, ali mesmo, as espécies a serem utilizadas na farmácia natural.
 

Segundo Aline Tavares, a participação da comunidade para a expansão da horta é fundamental. “Nós temos o espaço, a terra, o adubo, as ferramentas e as mudas. Basta que a comunidade venha participar, adotar um canteiro, plantar e colher. Estamos de braços abertos para receber as pessoas interessadas.”


O Projeto Café com Saberes – Roda de Conversa sobre ervas medicinais acontece mensalmente no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184, Novo Letícia – BH).


Projeto Café com Saberes
 
Acesso: Gratuito
Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184, Novo Letícia – BH
Como chegar: Linha 635 – Estação Vilarinho
Contato: 31 3277-5533 – ccvn.fmc@pbh.gov.br
 
 

11/07/2017. Café com Saberes. Fotos: Sabrina Dantas/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.