Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Centros Culturais recebem shows com orquestra chilena

Músicos da Orquestra Ensamble Transatlántico de Folk Chileno em apresentação Foto: Gabriel Ducros

Centros Culturais recebem shows com orquestra chilena

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove nos dias 8, 9 e 11 de setembro, nos centros culturais Bairro das Indústrias e Vila Santa Rita, o “Transatlântico”, um evento musical com oficinas e apresentações das orquestras Jovem da Vallourec (Brasil) e do Ensamble Transatlántico de Folk Chileno (Chile). O objetivo é fomentar a formação artística e o intercâmbio entre artistas locais e grupos internacionais. As ações têm entrada gratuita.

 

As oficinas práticas acontecem nos dias 8 e 9, sexta e sábado, das 14h às 17h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias e serão coordenadas pelo grupo chileno. A ideia é fazer um intercâmbio com os músicos da Orquestra Jovem da Vallourec, ensinando aos brasileiros um pouco sobre a música folclórica chilena. A oficina tem vagas limitadas para o público geral. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail ccbdi.fmc@pbh.gov.br. Já as apresentações acontecem no dia 8, sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias; e no dia 11, segunda-feira, também às 19h, no Centro Cultural Vila Santa Rita.

 

O Ensamble Transatlántico de Folk Chileno foi criado em 2012 por Ernesto Calderón e Gianela Machuca. O grupo dedica-se à interpretação de composições originais com base em ritmos tradicionais do Chile. A partir de 2013, o grupo começou seu processo de expansão internacional, com turnês pela Europa (Escócia, Inglaterra, Bélgica, Espanha, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca e Suécia), além de apresentações nos Estados Unidos e na Índia. O repertório original, escrito pelos membros do Ensamble, engloba estilos muito diversos, tais como cueca, huayno, os ritmos de herança de Rapa Nui, o canto mapuche e até mesmo música de ascendência africana, muito conhecidos no Chile. O grupo já lançou um DVD “Ao Vivo” (2013) e o álbum “Volume I”, com apoio do Fondo de la Música 2015.  A turnê no Brasil tem o apoio cultural do Edital Ibermusicas.

 

A Orquestra Jovem Vallourec originou-se dentro do Projeto Música nas Escolas, idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem a frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages e é viabilizado pela Vallourec. Há 12 anos, o projeto incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical.

 

Ensamble Transatlántico de Folk Chileno

Dia 8, às 19h – Centro Cultural Bairro das Indústrias

Rua dos Industriarios, 289, Bairro das Indústrias – 3277-9176

Dia 11, às 19h – Centro Cultural Vila Santa Rita

Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita – 3277-1519

ENTRADA GRATUITA

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.