Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conheça as atividades do Centro Cultural de Venda Nova

Mais de vinte pessoas de todas as idades confraternizam-se próximo a vegetação do Centro Cultural Venda NovaFoto: Débora di Salvio

Conheça as atividades do Centro Cultural de Venda Nova

criado em - atualizado em
O local aconchegante guarda a história afetiva de vários moradores da região de Venda Nova que se lembram de visitar o sítio para “roubar” manga nos pés carregados. As mangueiras estão lá até hoje e tornam o lugar aprazível e atrativo para a meninada. Assim é o Centro Cultural Venda Nova, instalado em uma área arborizada e ajardinada de aproximadamente 3.950 metros quadrados na rua José Ferreira Santos, 184, bairro Novo Letícia, com modernas instalações que abrigam biblioteca, sala de exposições, anfiteatro, auditório com camarins e administração. O centro cultural foi construído há cerca de 10 anos e é o único da região de Venda Nova. 


O local é considerado um miniparque natural, uma área remanescente da bacia do Córrego da Avenida Liege, que passa nos fundos. A existência de árvores frutíferas variadas, hortas, plantas medicinais e até micos faz do espaço um local propício para piqueniques, encontros com amigos e lazer em família. 


Dona Lucia César Santos, de 83 anos, é uma ativista cultural de Venda Nova com mais de 30 anos dedicados à luta pela preservação da memória e cultura da região. “Esse lugar é lindo. Acho importante este espaço, essas árvores maravilhosas... Amo o pessoal que trabalha aqui. Sou grata por fazer parte desta história”, avalia a idosa, que já participou do projeto Senhores e Senhoras do Tempo e da oficina de plantas medicinas chamada Café com Saberes. 



 Atividades

O Centro Cultural Venda Nova oferece atividades gratuitas para a população todos os dias da semana. Forró, capoeira, tecelagem, cerâmica, dança, yoga, ginástica, liang gong, alongamento, aikidô, origami, biblioteca, brinquedos e brincadeiras são algumas das oficinas oferecidas para o público.  O centro cultural é referência para as escolas de Venda Nova que levam os alunos no Circuito Cultural para sessões de filmes, contação de histórias e oficinas.


As atividades são realizadas nos três turnos - manhã, tarde e noite –, a fim de atender às demandas do público local. Aos fins de semana, normalmente são realizados shows, apresentações de teatro, dança ou contação de histórias. A biblioteca fica aberta de terça à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. A comunidade pode participar de rodas e oficinas de leitura, além de empréstimo dos livros do acervo. Uma oficina de contação de histórias, o Fuxico de Histórias, acontece uma vez por mês.


A horta também é compartilhada e aberta ao público para cultivo. Além disso, serve para os participantes do projeto Café com Saberes aprenderem sobre o poder das plantas na cura e prevenção de doenças. 


Gratidão é o sentimento de quem frequenta o local há muito tempo, como o morador Jardel Augusto Ferreira. “A comunidade da região está sendo bem recebida e tendo acesso a uma gama enorme de atividades”. Já Patrícia Fernandes elogia a logística. “Um espaço arborizado, com uma ótima logística e muito bem estruturado. Um lugar pra ser feliz!”, disse.


 

História

Construído com recursos do Orçamento Participativo, o Centro Cultural Venda Nova surgiu do processo de luta popular por um espaço de desenvolvimento e incentivo à cultura. A instituição procura atender a demanda da região com a promoção de atividades de formação da cidadania e artística, valorização e fortalecimento de identidades culturais locais, além de viabilizar o intercâmbio entre grupos culturais da capital e de outras localidades.

 

 

23/11/2017. BH em Cantos - Centro Cultural de Venda Nova. Fotos: Sabrina Damas-Aline Tavares e Débora Di Salvio/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.