Continuam as obras de prevenção de enchentes no Barreiro

Obras de prevenção a enchentes no Barreiro já têm as vigas das galerias em construçãoFoto: Antônio Rodrigues/PBH

Continuam as obras de prevenção de enchentes no Barreiro

As obras de prevenção de enchentes nas Bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, regional do Barreiro, foram retomadas em abril deste ano pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). É mais um esforço da Prefeitura de Belo Horizonte na prevenção de enchentes não só da região como também na bacia do Arrudas e na proteção da população contra os riscos de desastres durante o período chuvoso. A obra prevê, ainda, a construção de uma nova área de lazer, esporte e convivência para os moradores.

Os serviços na Bacia Túnel/Camarões estão a todo vapor e com duas frentes de trabalho intenso. A obra possui 2,5 km de extensão, sendo executada numa área de aproximadamente 8 km². No momento, estão sendo feitas a concretagem do canal da Avenida Sanitária e a execução da barragem B2. As intervenções seguem dentro do cronograma com previsão de término para o final de 2018. Estão sendo investidos R$ 116 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

De acordo com o Diretor de Obras da Sudecap, Adriano Morato, em dezembro, quando intensificar o período chuvoso, as obras serão temporariamente interrompidas e retomadas na primeira quinzena de janeiro de 2018 para dar sequência na implantação da barragem de terra B1. “A Sudecap trabalha para que os trechos do canal da Avenida Sanitária e a barragem B2 sejam concluídos antes desta pausa dos trabalhos”, diz.

Após o término de todos os trabalhos, os moradores da região ainda serão contemplados com três quadras poliesportivas, uma pista de caminhada no entorno da barragem, uma pista de skate e academia a céu aberto.

23/11/2017. Obras córregos Túnel Camarões. Fotos: Antonio Rodrigues/PBH