Equipe de Venda Nova se prepara para as chuvas

Coronel Alexandre LucasFoto: Barbara Donadoni/PBH

Equipe de Venda Nova se prepara para as chuvas

A Defesa Civil de Belo Horizonte realizou na segunda-feira, 4 de setembro um treinamento para o próximo período chuvoso. O coordenador da Defesa Civil, Alexandre Lucas, foi o responsável pela capacitação dos gerentes e técnicos da Regional Venda Nova.

O coronel Alexandre Lucas destacou pontos importantes que devem ser trabalhados para a prevenção dos desastres naturais que ocorrem durante o período chuvoso. A importância da elaboração de um Plano de Contingências e de um planejamento regionalizado foram dos assuntos abordados de maior relevância.

O Plano de Contingências, de acordo com o coronel, é um documento de planejamento onde estão definidas as responsabilidades das instituições para as ações de gestão de riscos e desastres, sobretudo nas atividades de preparação e resposta. “Quanto mais planejamento, menor é o sofrimento”, essa foi a frase utilizada pelo coordenador para ressaltar a necessidade de um planejamento que busca minimizar os impactos negativos causados pela chuva. A Prefeitura, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), já tem preparado e em execução ações que reduzirão esses impactos.

Em um ano que está previsto um grande volume de chuva em Belo Horizonte, Alexandre ressalta que “temos sempre que dizer para as pessoas: estamos aqui para servir vocês. Se a gente não tiver coração de servo, estamos indo na direção contrária da história”. A união de todos os órgãos da Prefeitura e o planejamento feito em cada regional serão os elementos fundamentais para o sucesso das ações emergenciais. “Todos os funcionários devem estar dispostos a ajudar os que sofrem com a época de chuva, se você quer dar sentido a sua vida sirva o outro”, finalizou Alexandre Lucas.