Estudantes de escolas municipais vão a jogo do América

Quatro estudantes de escola municipal observam jogadores no Centro de Treinamento do América. Foto: Smed/PBH

Estudantes de escolas municipais vão a jogo do América

No domingo, dia 1º de outubro, cerca de 500 estudantes de 12 escolas municipais das diversas regionais de BH, com idades entre 6 e 14 anos, vão se encontrar para uma atividade diferente. No lugar das carteiras das salas de aula, estará a arquibancada. No lugar da escola, o Estádio Independência. Eles vão assistir à partida entre os clubes de futebol América Mineiro, de Belo Horizonte, e o Oeste, do interior de São Paulo. O jogo é disputado pela 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2017, pela série B. Como em vezes anteriores, os estudantes vão a convite dos clubes de Belo Horizonte.

Para este jogo, o América disponibilizou os ingressos no setor especial. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), oferece o transporte e a logística e, as escolas, o lanche e a segurança. Esse será o 14º jogo com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde o início deste ano, em jogos realizados em Belo Horizonte.

Visitas aos Clubes

O América Mineiro abriu as portas de seu Centro de Treinamento (CT) para a visitação dos estudantes da Rede Municipal de Educação. Só neste ano, 13 escolas municipais visitaram o CT Lanna Drummond: entre elas, a E.M. Presidente Itamar Franco, E.M. Vinícius de Moraes, E.M. Dom Bosco e a E.M. Professor Mello Cançado. No Centro de Treinamento, as crianças puderam conhecer onde treinam os jogadores, suas responsabilidades e rotina.

PBH para Crianças e PBH Convida

A participação dos estudantes nos jogos em Belo Horizonte - não apenas os de futebol, mas também os de vôlei - tem sido possível graças à parceria entre os times e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Diretoria de Educação Integral e seus programas.

Dentro do Programa PBH para Crianças, iniciativa da Smed que garante transporte aos estudantes e professores para visitar diferentes espaços da cidade, existe o projeto PBH Convida. Por meio dele, a Smed elenca atividades de cunho cultural e esportivo, que contribuam para o crescimento dos estudantes, disponibiliza as informações para as escolas e viabiliza sua participação com a cessão de ônibus para o deslocamento.

Às escolas cabe selecionar os convites que, em sua avaliação, mais contribuem para o trabalho que, no momento, estão desenvolvendo. O objetivo dessas atividades é permitir que os estudantes ocupem todos os espaços da cidade.