Evento no Barreiro promove a valorização das artes cênicas

Seis participantes do Evento Encenação, que inclui oficinas com artes cênicas.Foto: Filipe Vieira

Evento no Barreiro promove a valorização das artes cênicas

A Fundação Municipal de Cultura promove, de 18 a 21 de julho, no Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita) , a terceira edição do “EnCenAção”. Serão quatro dias de atividades voltadas para as artes cênicas, principalmente o teatro, tendo como eixos a formação, a difusão e a democratização do acesso. Entre as atrações estão oficinas, rodas de conversa e apresentações. A programação completa, bem como o link para as inscrições, estão disponíveis neste link

O EnCenAção surgiu em 2015 com o intuito de potencializar, discutir, formar e sobretudo criar um ambiente propício às trocas e afirmação de identidades dos jovens da região do Barreiro. “Atendendo uma demanda destes jovens, que incialmente participavam de oficinas de jogos teatrais baseadas no teatro do oprimido, surge o interesse em criar um encontro onde eles pudessem conhecer o trabalho de outros grupos de teatros das periferias de BH”, afirma Ricardo Ulpiano, gerente do Centro Cultural Vila Santa Rita.

A terceira edição do evento tem como destaque as oficinas, nas quais o público poderá aprender um pouco sobre jogos teatrais, teatro do oprimido, dança, entre outros temas. Também está prevista uma roda de conversa com o tema “Juventudes e as Artes Cênicas nas Periferias”, que terá a participação da vereadora Áurea Carolina. Também acontecem apresentações artísticas como a “Mostra Multi Cenas”, composta por cenas curtas de convidados, participantes das oficinas e grupos locais.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 18, terça, às 15h – Espetáculo “Caminhos” da turma de teatro I

Dia 18, terça, às 19h – Oficina de Corpo, com a Cia Agnes

Dia 19, quarta, às 9h – Oficina de Jogos Teatrais, com Shirley Rodrigues

Dia 19, quarta, às 15h – Oficina de Jogos Teatrais para crianças, com Sabrina Dourado

Dia 19, quarta, às 19h – Roda de Conversa com o tema “Juventudes e as Artes Cênicas nas Periferias”, com Áurea Carolina, Stella Soares e Violeta Penna. Mediação Ricardo Ulpiano

Dia 20, quinta, às 15h – Espetáculo “Cacareco Reco Reco da Fuça Arca”, com Loreley Ávila

Dia 20, quinta, às 19h – Oficina “Teatro do Oprimido: introdução à metodologia de Boal”, com Gabriela Chiari

Dia 21, sexta, às 19h – Mostra Multi Cenas. Mostra de cenas curtas de convidados, participantes das oficinas e grupos locais.

*As inscrições para as oficinas podem ser feitas presencialmente, no Centro Cultural Vila Santa Rita, ou pelo formulário eletrônico disponível no site BH Faz Cultura.