Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Exposição retrata a fé dos povos negros

Exposição retrata a fé dos povos negros

Relíquias da casa do Pai Jacob do Oriente, um terreiro de umbanda criado no tradicional bairro da Lagoinha.Foto: Divulgação PBH

Exposição retrata a fé dos povos negros

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) a exposição “Confluências de Raízes: Fé, Tradição e Resistência”. A mostra apresenta parte do acervo da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), um terreiro de umbanda do tradicional bairro Lagoinha, trazendo objetos que remetem à fé dos povos negros em seus guias e orixás. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

 

 

Os objetos expostos apresentam como os negros se valeram do sincretismo para manter e conservar a fé em seus guias e orixás, e a interlocução entre outras casas e diversidades religiosas. A exposição também promove uma interação sensorial com os objetos expostos e mostra toda beleza, alegria, sabedoria desse povo que influi vitalmente na formação cultural da cidade e dos povos do nosso país.

 

 

A Casa de Caridade se ergueu a partir da orientação de um mentor espiritual, Pai Jacob do Oriente, incorporado em seu médium, Joaquim Camilo (1927-1978), com o fundamental apoio de sua companheira e esposa, Maria das Dores Moura (1946-2005), em 1966. A instituição tem notória presença e importância nos espaços públicos, principalmente nas festas de Iemanjá e Preto Velho, festas de Umbanda cujo processo de reconhecimento como patrimônio imaterial de Belo Horizonte foi iniciado devido à atuação e incidência da casa. A casa se engaja em combater o racismo e descriminação com várias participações em espaços políticos, realizando festas, cursos, oficinas e palestras, divulgando a cultura e os costumes do povo de terreiro.

 

 

Mesmo atravessando um período conturbado, devido à ditadura militar no país, a Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente se consolida como uma das principais lideranças da comunidade, realizando ações sociais para os moradores que não tinham acesso e nem atendimento básico por parte do poder público da época. Usando a sabedoria e os recursos espirituais de suas tradições e ancestralidade, a casa conquista o respeito e carinho da comunidade.

 

Confluências de Raízes: Fé, Tradição e Resistência

Até 30 de novembro | de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 10h às 17h

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-7420

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.