Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Gestores discutem avanços no atendimento ao cidadão

Subcontrolador de Ouvidoria, Gustavo Nassif, subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis.Aline Pereira/PBH

Gestores discutem avanços no atendimento ao cidadão

criado em - atualizado em

Na sexta-feira, 15 de setembro, data em que se comemora, no Brasil, o Dia do Cliente, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), promoveu o Seminário de Atendimento ao Cidadão e os Impactos da Lei Federal nº 13.460, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
 

Voltado aos gestores municipais diretamente ligados aos canais de atendimento do Município, o evento teve por finalidade promover um alinhamento de fluxos de processos, diretrizes e perspectivas relacionadas à captação e tratamento das demandas. O encontro também destacou os dispositivos da lei federal, criada para simplificar o serviço público e otimizar as soluções para os usuários, e as ações a serem adotadas para seu cumprimento no âmbito do Município, que deverá se adequar até junho de 2018.

Titular da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), André Reis explicou que a PBH já está trabalhando para publicar um decreto que simplifique o acesso aos serviços públicos e facilite o atendimento aos prestado aos cidadãos. “A ideia é eliminarmos exigências desproporcionais, como autenticações e cópias de documentos disponíveis nos próprios órgãos da prefeitura”, disse André.
 

Para o adjunto da pasta e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, a Prefeitura vem evoluiu muito nos serviços prestados à população, ofertando num mesmo canal várias possibilidades para solucionar demandas. “Dentro da unidade do BH Resolve possuímos 16 instituições, que oferecem 700 serviços aos cidadãos. Também disponibilizamos o serviço telefônico 156, internet e o aplicativo BH Resolve Mobile, que, só no primeiro semestre deste ano, obteve um acréscimo de acessos de 46,34%”, destaca Jean. Mas, segundo ele, ainda há muito a se fazer, pois, de forma alinhada às perspectivas para as cidades inteligentes, cabe ao Município se valer de soluções tecnológicas para aprimoramento do relacionamento com o cidadão. “Isso reduz os esforços para lidar com a burocracia e aumenta  o retorno percebido em relação aos serviços públicos demandados, a partir de uma orientação para simplificação; revisão de processos e indicadores; melhorar a capacidade de resposta do poder público frente às demandas; e alinhamento intersetorial das informações”.
 

O seminário também contou com a participação do subcontrolador de Ouvidoria, Gustavo Nassif,  que falou sobre institucionalidade e abertura para cidadania. A pasta, ligada à Controladoria-Geral do Município, tem papel fundamental no aprimoramento dos serviços do municipais enquanto canal de participação do cidadão para reclamações, sugestões e denúncias. “A ouvidoria ajuda de maneira representativa o cidadão e é um importante órgão de controle. Ouvir a comunidade para saber o que ela precisa legitima o processo do Estado de Direito Democrático”, disse Nassif.
 

Um dos participantes do evento, o gerente de Atendimento da Coordenadoria de Atendimento Regional Noroeste, Cloves Guimarães, acredita que o trabalho proposto durante o seminário tornará o serviço público municipal ainda melhor. “Treinamento específico de equipes, padronização de informações em todas as regionais e um catálogo de serviços irá facilitar nosso trabalho”, disse o gerente. Conhecer melhor a estrutura da Subsecretaria de Modernização da Gestão, que coordena os canais de atendimento, saber como ela funciona, também foi relevante para o gestor.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.