Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Nova exposição do MHAB exalta a cartografia de BH

Imagem mostra o projeto geral do Parque Municipal, do fim da década de 1890Foto: Acervo MHAB

Nova exposição do MHAB exalta a cartografia de BH

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura inaugura nesta semana, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a exposição “Belo Horizonte – Cartografia de uma Cidade Planejada”. A mostra apresenta parte do acervo cartográfico da Comissão Construtora da Nova Capital (CNCC), composto por mapas, panoramas e blueprints de construções públicas e privadas, datadas do período de criação da cidade de Belo Horizonte. A exposição pode ser visitada de 14 de julho a 14 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h, quartas e quintas, até 18h30. A entrada é gratuita.

 

O acervo da CCNC constitui o conjunto de documentos textuais, cartográficos e iconográficos gerados a partir das atividades técnicas e das rotinas administrativas da comissão responsável pela concepção, planejamento e construção da capital de Minas no alvorecer da República brasileira. A guarda e a proteção deste acervo, produzido entre 1890 e 1903, encontram-se sob a custódia de três instituições – Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto e Arquivo Público Mineiro – e foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte no ano de 2015.

 

Além da importância patente para a história de Minas Gerais e do Brasil, o conjunto documental apresenta interesse para a história da ciência, pela adaptação de técnicas de planejamento e construção; para a história da arquitetura e paisagismo, devido ao seu projeto urbanístico e paisagístico; e para a história da própria República brasileira, sobretudo no que se refere ao seu projeto simbólico e civilizacional de preceitos higienistas e racionalistas.

 

A relevância deste conjunto documental de natureza arquivística para a história, cultura e sociedade brasileira e mundial foi atestada em 2015 com a conquista do Registro Memória do Mundo do Brasil (MOWBrasil 2015). A exposição tem curadoria da pesquisadora Maria do Carmo de Andrade Gomes e integra a 27ª International Conference on History of Cartography, que é realizada em Belo Horizonte, neste ano.

 

Belo Horizonte – Cartografia de uma Cidade Planejada

De 14 de julho a 14 de setembro | terça a domingo, das 10h às 17h (quartas e quintas, até 18h30)

Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-8573

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.