Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH decreta simplificação para facilitar serviços ao cidadão

Funcionário do BH Resolve presta atendimento a usuário.foto: Aline Pereira/PBH

PBH decreta simplificação para facilitar serviços ao cidadão

criado em - atualizado em

Com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviços públicos, promovendo maior integração de informações entre seus órgãos e entidades e menos exigências para o usuário, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou hoje, dia 28 de setembro, no Diário Oficial do Município, o decreto 16.728. O texto determina que o relacionamento entre poder público e cidadão seja pautado na presunção de boa fé, na eliminação de formalidades e na atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados.
 

Os órgãos e entidades municipais, de acordo com o decreto, terão um prazo de até 90 dias para se adequarem e indicarem os serviços que serão contemplados nesse processo de simplificação. A previsão, de acordo com levantamento preliminar feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), que coordena os trabalhos, é que somente no BH Resolve, 280 serviços, dos 700 disponibilizados, sejam impactados.  Estão na lista, demandas como: renovação de licenciamento; de atualização de cadastros de fornecedores; atendimentos no Procon;  alvarás de autorização sanitária; e pedidos de revisão de tributos.
 

Segundo o secretário da SMPOG, André Reis, a proposta é reduzir o esforço do cidadão no relacionamento com o poder público municipal por meio da eliminação de exigências desproporcionais, como autenticações e cópias de documentos disponíveis na base de dados do município. “A medida faz parte de uma iniciativa desta gestão para simplificar o relacionamento com cidadão e empresas. Estamos dando cumprimento ao comando dado pelo Prefeito de desburocratizar a administração. Essa é uma ação de peso e que faz parte da filosofia de trabalho que permeará toda a PBH”, disse o secretário.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.