Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH divulga resultado do Concurso Nacional de Literatura

PBH divulga resultado do Concurso Nacional de Literatura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, divulga o resultado final do Concurso Nacional de Literatura “Prêmio Cidade de Belo Horizonte”, edição 2016. 

 

Na categoria “poesia” o prêmio foi concedido para a obra “O desastre toma conta de tudo”, de autoria de Magnólia Ferraz, pseudônimo de Neuaci da Silva Paiva, de Belém (PA). 
 
Para justificar a indicação, o júri alegou que o livro de poemas ‘O desastre toma conta de tudo’ apresenta uma visão original e crítica da linguagem e do fazer poético. De acordo com a Comissão Julgadora, a obra “faz um recorte, ao mesmo tempo, sutil e violento das diversas vozes do desastre que está na ordem do dia e que atravessa falares, vivências e ansiedades do/no mundo contemporâneo. Trata-se de uma escrita repleta de referências e de vitalidade que desafia os limites da própria poesia enquanto forma”. A Comissão Julgadora foi formada por Leonardo Santos Francelino Gonçalves, Miria Gomes de Oliveira e Silvana Maria Pessôa de Oliveira. 
 
Ainda na categoria “poesia”, foi conferida a primeira menção honrosa ao livro “Bye bye Babel”, de autoria de Patricia Gissoni de Santiago Lavelle (pseudônimo: Sherazade), do Rio de Janeiro (RJ), e segunda menção honrosa ao livro “O albatroz”, de Marco Aurélio Pinotti Catalão (pseudônimo: Enoch Soames), de Campinas (SP).
 
Já na categoria “conto” não houve obra premiada. A Comissão Julgadora foi formada por Lídia Mendes dos Santos, Maria Mazarello Rodrigues e Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira. Por entender que, apesar de muitas serem bem escritas, nenhuma das obras inscritas apresentava um caráter inovador, original e esteticamente inventivo que fizesse jus ao Prêmio, o júri decidiu não conceder a premiação a nenhum dos livros participantes.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.