Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH entrega Centro de Saúde Horto, fechado há 3 anos

PBH entrega Centro de Saúde Horto, fechado há 3 anos

criado em - atualizado em

Na terça-feira, dia 12 de dezembro, aniversário de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, entregaram a nova sede do Centro de Saúde Horto, que passou por uma reforma estrutural. A partir de agora, os moradores da região terão atendimento em duas unidades: o imóvel onde o Centro de Saúde funcionou durante a reforma continuará aberto e será um anexo do CS Horto.

 

“A própria Secretaria de Saúde fez funcionar mais um equipamento para atender um bairro muito importante, que tem um alto índice de idosos e muitas crianças. Não adianta ter muita gente em lugar apertado. São coisas simples e nós vamos melhorando a cidade”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil.

 

As unidades atenderão a população dos bairros Horto, Santa Tereza, Colégio Batista e Sagrada Família na nova sede, que fica na rua Anhanguera, 224, Horto, e no Anexo, na rua Monte Alverne, 151, bairro Floresta.

 

O Centro de Saúde Horto ficou fechado por cerca de três anos devido às más condições estruturais do local e em maio de 2014 o atendimento foi transferido para o imóvel do bairro Floresta. Em 2017, as obras para a reestruturação do equipamento que estava fechado começaram e tiveram investimentos de R$ 54 mil. O imóvel recebeu nova pintura, troca de piso, intervenções na parte elétrica e hidráulica, telhado, ampliação e adequação de ambientes.

 

De acordo com o secretário de Saúde, foi possível melhorar o atendimento sem aumentar os custos para o Município. “Nós reformamos essa área, foi um investimento relativamente pequeno, próximo de 50 mil reais, que trouxe essa casa com muitos espaços para o atendimento. Foi feito um remanejamento dos profissionais, uma divisão de equipe com o Anexo Floresta, sem custo adicional para o Município e beneficiando  42 mil pessoas”, explicou.

 

Atualmente, atuam na unidade quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), cada uma formada por médico generalista, enfermeira, auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O Centro de Saúde conta ainda com profissionais de apoio – cirurgiões-dentistas, pediatra, ginecologista, psicólogos, psiquiatra, equipes de zoonoses, clínicos, auxiliares de enfermagem e com um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituído por farmacêutico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico e fonoaudiólogo.

 

Com a mudança, na sede funcionarão os serviços de vacina, curativo, coleta de exames, realização de eletrocardiograma (ECG), os atendimentos de odontologia, pediatria, serviço social e três equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Já no anexo, funcionarão os atendimentos das especialidades de psicologia, psiquiatria, ginecologia, clínico geral e uma equipe ESF. A duas unidades contarão com farmácia para fornecimento de medicamentos.

 

A população da área de abrangência do Centro de Saúde Horto e anexo é de cerca de 42 mil pessoas. Por dia são realizados 300 atendimentos e a equipe total de trabalhadores é composta por 90 pessoas.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.