PBH recolhe mais de 10 toneladas de entulho na Noroeste

Cinco funcionários da SLU instalam placa de Ponto Limpo ao lado do córrego AparecidaFoto: Sidney Procópio/PBH

PBH recolhe mais de 10 toneladas de entulho na Noroeste

Em seis dias de trabalho foram recolhidas mais de 10 toneladas de lixo e entulho. O trabalho foi realizado, no início deste mês, por 117 garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) no córrego da avenida Sanitária, no bairro Aparecida, região Noroeste da capital. A equipe de mobilização da SLU fez uma campanha educativa para orientar a comunidade do entorno sobre os riscos de inundação. Após a capina, duas placas de Ponto Limpo foram instaladas no local. Esta ação, desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da SLU, é uma atividade rotineira que é intensificada antes do período de chuva.

Gerente de Limpeza Urbana Noroeste, Hélio Viana enfatizou a necessidade de operações constantes no local. “Fizemos este trabalho de limpeza e continuaremos com campanhas informativas para que a comunidade não coloque mais resíduos no córrego. A instalação das placas de Ponto Limpo auxilia na conscientização de todos que moram e trafegam pelo local, para que mantenham o seu próprio ambiente limpo e livre de enchentes”, salienta.

Os moradores do bairro Aparecida aprovaram as operações da PBH e garantiram que vão colaborar. “Eu ajudo a tomar conta do local e agora vou olhar ainda mais e chamar a atenção caso eu veja alguém jogando lixo”, disse Ione Lisboa, moradora próxima do córrego. “É muito importante toda essa ação e os vizinhos têm que entender que precisam manter limpo e se não tiverem responsabilidade prejudicamos a nós mesmos”, falou Juscelino Alves, que mora e trabalha na região.

Coordenador de Fiscalização da Regional Noroeste, Marco Antônio Medina informa que são realizadas vistorias constantes para coibir o descarte irregular de resíduo. “Apesar das ações da Prefeitura e de todos os setores que trabalham em conjunto, é necessária uma parceria firme com a comunidade. A comunidade que joga lixo no leito do córrego é a primeira a sentir os transtornos que essa atitude errada traz”, conclui.

Jairo Bianchi, analista de Mobilização Social da SLU, explica que as campanhas de mobilização têm o objetivo de reforçar a limpeza urbana, orientar os moradores sobre os dias e horários da coleta de lixo e conscientizar sobre a deposição clandestina de entulho. “Nos trabalhos de campo e vistorias detectamos as comunidades que jogam resíduos e materiais inservíveis ao longo dos córregos, o que volta em forma de enchente. Um trabalho multidisciplinar é realizado pelas equipes da fiscalização e do centro de saúde, porém é necessária a participação da comunidade para que o espaço não volte a ser poluído”, afirma.

Ponto Limpo

O Ponto Limpo tem como objetivo eliminar pontos de deposição clandestina de lixo e entulho na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores e as consequentes doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores do entorno. Para denunciar um depósito irregular de resíduos, o cidadão pode ligar na Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura, no telefone 156.

23/11/2017. Limpeza córrego sanitário bairro Aparecida. Fotos: Sidney Procópio/PBH