PBH seleciona propostas de murais de arte urbana

Mulher afro com turbante na cabeça grafitada em lateral de edifício. Em sua cintura, os dizer "coragem". Ao fundo, mais prédios e cenário urbano.Foto: Amira Hissa/PBH

PBH seleciona propostas de murais de arte urbana

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança o concurso “Gentileza”, para seleção de propostas de murais de arte urbana. O projeto visa reconhecer, valorizar e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público do município por meio de arte urbana. As inscrições podem ser feitas de 19 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, pelo site Gentileza. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, dia 12 e está disponível para consulta no site de inscrição.

Serão selecionadas 40 propostas de murais artísticos de arte urbana apresentadas por artistas individuais, coletivos artísticos ou grupos de artistas. O objetivo é fortalecer e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público de Belo Horizonte, difundir as artes urbanas nas regionais e territórios da cidade, além de reconhecer e valorizar a pluralidade de ações no âmbito das artes urbanas no município.

Serão aceitas propostas das seguintes linguagens: grafite, estêncil, pintura livre, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, entre outras. Cada proposta selecionada receberá um prêmio de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) bem como a outorga de autorização para a execução da pintura do mural artístico de arte urbana em espaço público e/ou privado de acesso público irrestrito. O montante total disponibilizado para o concurso será de 300 mil reais.

A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Habilitação e Seleção, composta por seis membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. As propostas serão selecionadas com base em cinco critérios: histórico de realizações, portfólio e currículo; exemplaridade da proposta, dimensões compatíveis e originalidade da obra; grau de singularidade do local indicado para o mural artístico; facilidade de acesso pelo público; e forma da expressão cultural, considerando a diversidade de linguagens artísticas.

Concurso Gentileza

Inscrições | 19 de dezembro a 31 de janeiro de 2018

Secretaria Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, Centro)

Inscrições gratuitas no site Gentileza