Prefeitura confirma óbito por febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) recebeu nesta data a confirmação por diagnóstico laboratorial de óbito por febre amarela de uma pessoa residente de Belo Horizonte, ocorrido no dia 11/01/2018. A transmissão da doença não ocorreu em Belo Horizonte.

A investigação epidemiológica apontou que a contaminação ocorreu em sítio de outro município da região metropolitana de BH.

O óbito por febre amarela ocorreu em pessoa do sexo masculino, sem registro de vacina, idade 53 anos, com baixa imunidade. Foi internado  no Hospital Júlia Kubistschek e era residente na Região do Barreiro.

A SMSA recebeu a notificação de suspeita no dia 10/01/2018 e imediatamente executou ações de zoonose e intensificação vacinal:

1)    Vistorias detalhadas para retirada de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença em 520 imóveis próximo a residência do morador de Belo Horizonte que faleceu por febre amarela;

2)    Informação a moradores da região sobre a necessidade de imunização e aplicação de inseticida contra o vetor;

A SMSA alerta sobre a necessidade da vacinação principalmente para aqueles que vão viajar para áreas sítios, chácaras e região de matas silvestres. A imunização deve ser feita 10 dias antes da viagem para esses locais. Uma única dose é suficiente para garantir proteção para a toda a vida.

Os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Para facilitar o acesso da população, todos os centros de saúde vão abrir neste sábado (20/01/2018) de 8h as 17h.