Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Prefeitura divulga programação completa do FAN-BH 2017

Grupo de mulheres negras dança usando vestimentos afroFoto: Thainá Nogueira

Prefeitura divulga programação completa do FAN-BH 2017

criado em - atualizado em

O 9º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH começa no próximo domingo (15), e traz uma programação que contempla a cultura de matriz africana nas mais diversas formas de arte. Exposições, literatura, dramaturgia, oficinas e shows musicais integram as atividades que vão até o dia 22 de outubro. 
 

O festival traz o protagonismo da mulher negra como eixo central para a edição de 2017. Com o tema FAN MULHER, o evento reúne nomes de destaque na celebração do empoderamento feminino negro. Além de Zezé Motta e Ellen Oléria, a paranaense Karol Conka é mais uma atração confirmada.
 

Voz de destaque e representante da atual cena do Hip Hop brasileiro, onde as mulheres têm conquistado espaços importantes, Karol Conka apresenta o show do disco Batuk Freak. O trabalho, lançado em 2013, traz uma ousada mistura de samples, batidas, instrumentação orgânica e batidas de matriz afro-brasileira. Temas dançantes e o discurso feminista e engajado dão o tom da apresentação. O show acontece no dia 19 de outubro,às 22h, no Palco Baobá do Parque Municipal.

 

Encontros musicais – a música negra em todos os ritmos
 

A curadora do FAN-BH 2017, Luciana Gomes (Dj Black Josie), ressalta que os artistas escolhidos para essa edição do FAN-BH “representam gerações, estilos distintos da música brasileira, com um recorte que privilegia a presença e a força das mulheres nos espaços, não só da música, mas da arte como um todo”. A curadora Karú Torres, também chama a atenção para a autoralidade dos trabalhos: “são cantoras, compositoras e bandas com propostas vigorosas, misturas rítmicas originais e que demonstram toda a vivacidade da música afro-brasileira”, conclui.

 

Teatro – repertório jovem e consagrado
 

Entre os espetáculos teatrais que fazem parte do FAN-BH 2017 estão o premiado Vaga Carne de Grace Passô – atriz, diretora e dramaturga mineira, Eras do Coletivo Negras AutorasCheiro de Feijoada de Iléa FerrazO Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday da atriz Lilian Valeska e Lembrança de um Corpo Ancestral da Cia Motumbá.

 

Ópera Porgy and Bess e homenagem a Joaquina da Lapinha

A abertura oficial do 9o FAN-BH acontece no dia 15 de outubro, às 9h30, com a apresentação do Concertos no Parque com trechos da Ópera Porgy and Bess, executados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e os renomados solistas Luiz-Ottavio Faria, no papel de Porgy, e Marly Montoni, interpretando Bess.
 

O evento representa um diálogo com a homenageada Joaquina Lapinha e um resgate da contribuição do povo negro na música erudita. Durante o festival dois concertos serão realizados em homenagem a Joaquina Lapinha: 21 de outubro, às 17h, no Conservatório de Música da UFMG, e dia 22 de outubro, às 11h, no Museu de Arte da Pampulha.
 

No FAN-BH 2017, o público poderá conferir, aproximadamente, 100 atrações, entre música, teatro, literatura, exposições, rodas de conversa, oficinas e mostras de cinema. A programação do festival está disponível aqui.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.