Prefeitura entrega títulos de propriedade na Vila Pinho

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), entrega, nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, 713 documentos de propriedade a moradores da Vila Pinho, na região do Barreiro. A entrega dos títulos vai beneficiar todas as 2.500 famílias que vivem no local. Cada título corresponde a um lote, que pode abrigar mais de uma moradia ou estabelecimento comercial. Em geral são três ou quatro edificações por terreno.

Para obter a regularização fundiária na Vila Pinho, a Prefeitura realizou uma série de procedimentos, como o levantamento topográfico para a definição dos lotes e do sistema viário, além da aplicação do cadastro socioeconômico que permitiu a identificação dos ocupantes e beneficiados com os títulos de propriedade.

A Vila Pinho foi implantada pela Prefeitura no final da década de 80. No último censo, realizado em 2014, foram identificados 8.300 habitantes e aproximadamente 2.500 domicílios no conjunto, que possui espaços de lazer, áreas verdes, comércio, escolas e centros de saúde.

Participam do evento o prefeito Alexandre Kalil, o secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Pereira

Mais famílias beneficiadas

De janeiro a outubro de 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte já entregou 577 documentos de propriedade, o que beneficiou 2.700 famílias. De acordo com informações da Urbel, até o final deste ano serão entregues mais 290 títulos para os moradores dos conjuntos habitacionais Granja IX, Taquaril, região Leste, e Diamante Azul, Barreiro, somando, em 2017, 1.580 documentos e mais de seis mil famílias contempladas.

No dia 26 de agosto, o prefeito Alexandre Kalil entregou 214 títulos de propriedade para 1.200 famílias da Vila Califórnia, na região Noroeste da capital.

O processo de regularização na Vila Califórnia foi iniciado em 2014, após a conclusão de obras de saneamento básico, abertura de vias, redução de áreas com risco geológico, implantação de equipamentos sociais e a construção unidades habitacionais para reassentamento de famílias que foram retiradas de áreas de risco ou para realização de obras.