Prefeitura intensifica vacinação contra a Febre Amarela

Técnica de saúde vacina mulher em posto de saúde.Foto: Márcio Martins

Prefeitura intensifica vacinação contra a Febre Amarela

A Prefeitura de Belo Horizonte vai intensificar a vacinação contra febre amarela neste final de semana. Os 152 centros de saúde vão funcionar neste sábado, dia 20 de janeiro, para vacinação. O horário de funcionamento será das 08 às 17 horas.  A diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão estará disponível para atender à imprensa às 9h30 no Centro de Saúde Pompéia, Leopoldo Gomes, 440 no Bairro Pompéia, Região Leste, onde será possível fazer imagens da vacinação.

O objetivo é facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar as unidades durante a semana. Atualmente, a capital está com 86% da população imunizada. A meta é atingir 95%. Para receber a dose o usuário deve apresentar um documento de identificação e, caso tenha, o cartão de vacinação.

Para proteção basta uma única dose da vacina. Quem já se vacinou está imunizado para a vida toda.

A vacina será aplicada para pessoas acima dos 9 meses e que ainda não tenham recebido nenhuma dose. Na situação atual, com circulação comprovada do vírus da febre amarela na Região Metropolitana de Belo Horizonte e casos confirmados da doença em pessoas residentes de Belo Horizonte a vacinação também será aplicada em pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes.

A vacina é contra indicada nesses casos:

- Crianças menores de 9 meses de vida

- Pessoas com alergia grave ao ovo ou outro componente da vacina

- Portadores de imunossupressão grave

- Pessoas em uso de corticoide em doses elevadas

- Portadores de doenças: lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).

Não houve alteração na vacina aplicada nas unidades de saúde de Belo Horizonte. No SUS-BH é usada a dose padrão em que a dose única que garante proteção para a vida toda.