Prefeitura promove vacinação antirrábica sábado, dia 23

Vacinação de cães e gatos

Prefeitura promove vacinação antirrábica sábado, dia 23

Neste sábado, dia 23 de setembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A capital terá cerca de 300 postos de vacinação distribuídos por todas as regionais.

A vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município, que há 33 anos não registra casos de raiva em humanos e há 28 anos não registra caso de raiva canina.

Na campanha realizada em 2016, foram vacinados 226 mil cães e gatos. Neste ano, a meta é vacinar cerca 232 mil animais.

Recomendações

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Confira aqui os locais de vacinação em cada regional de BH

Alteração:
Regional Norte