Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Programa Gentileza leva arte à região leste de BH

Programa Gentileza leva arte à região leste de BH

criado em - atualizado em

Neste fim de semana, uma obra em grafite coletiva foi realizada em um muro de aproximadamente 50 metros, na Rua Silvianópolis, no Bairro Santa Tereza. A obra, fruto do Programa Gentileza, da Prefeitura de Belo Horizonte, tem como tema a história e elementos culturais do tradicional bairro, situado na região leste da capital. O grupo de artistas grafiteiros realizadores do mural foi coordenado por Gabriela Meirelles e formado pelos artistas Nilo Zack, Ataíde Miranda, Hely Costa, Sérgio Ilídio, Arthur Ribeiro, Fhero, Nika, Michel Testa, Carol, Tão, Rodrigo Scalabrini, Gud Assis e John Viana.
 

Sérgio Ilídio, um dos artistas do grupo, teve como tema uma imagem da Santa Tereza, ele conta: "como o projeto se chama Gentileza, eu resolvi trazer, como uma gentileza aos moradores do bairro, a imagem da Santa que lhe dá nome". Outros temas como o cantor Milton Nascimento, os arcos do Viaduto do Santa Tereza e a vida boêmia do bairro estão retratados no muro.
 

Fabiana Barroso é moradora da Rua Silvianópolis há cerca de dez anos e ficou satisfeita com o novo visual do muro, que fica em frente a sua casa. "A arte de rua enriquece o lugar, o quarteirão está mais alegre agora", disse.
 

 

Gentileza

O Programa Gentileza tem como um de seus principais objetivos apoiar ações que contribuem com a melhoria do ambiente urbano, em espaços públicos ou privados, em benefício de uma cidade mais humana, alegre e gentil. Ana Laender, coordenadora e idealizadora do Programa Gentileza, ressalta que a parceria entre a Prefeitura e os artistas é primordial para que mais espaços públicos de Belo Horizonte sejam ocupados com iniciativas como a que aconteceu neste fim de semana. “A ocupação de espaços com o grafite traz a beleza da arte, a poesia ilustrada e o incentivo para que os moradores de Belo Horizonte encontrem agradáveis locais de permanência e convivência”, diz Ana Laender.
 

O Programa Gentileza irá englobar outras áreas artístico-culturais e prevê a publicação de edital, por meio da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura, para estimular a arte urbana em outras regiões da cidade.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.