Soul Music aquece fim de semana do Centro Cultural Pampulha

A Fundação Municipal de Cultura apresenta neste sábado, dia 8 de julho, das 17h às 21h, no Centro Cultural Pampulha o Movimento Soul BH Cultura de Rua. O evento conta com a participação do DJ Sir Walter Soul além de dançarinos convidados. A entrada é gratuita.

Criado há nove anos pelo DJ Sir Walter Soul e com o apoio do DJ Delson Valério, o Movimento Soul BH Cultura de Rua tem, desde sua origem, o intuito divulgar o soul promovendo um encontro de diferentes pessoas através da música. E por isso, o evento já foi realizado em diversos espaços de Belo Horizonte, sendo todos eles ambientes que propiciem a integração e nunca gentrificação, como: Praça Sete, Parque Municipal, Praça Cardoso e o vão do Viaduto Santa Tereza.

Neste sábado, o Movimento Soul BH Cultura de Rua ocupa o Centro Cultural Pampulha, espaço este que também acredita na integração social através da arte. Além do DJ Sir Walter Soul a atração será estrelada, também, por dançarinos convidados. O evento promete, com o calor do soul, esquentar este que tem sido um dos mais frios invernos de Belo Horizonte.

O soul

O soul carrega consigo toda uma história de resistência, em especial a resistência negra. O ritmo quente nasceu nos Estados Unidos no final dos anos 1950 e começo de 1960. Período este em que o racismo no país norte-americano era escancarado. Havia escolas, bairros, igrejas e até assentos em transportes públicos segregados. Nas periferias, habitadas pela população negra, a música gospel e o rythm and blues deram origem a um gênero novo marcado por composições emotivas, melodia ornamentada por metais, bastantes improvisações e pela dança bem particular.

A qualidade da nova e animada música acabou por popularizar o ritmo e consagrar grandes artistas como: B.B. King, Ray Charles, James Brown, Chuck Berry entre vários outros. O sucesso foi tão intenso que até hoje o soul é celebrado e gravado por artistas contemporâneos, tanto nos Estados Unidos, quanto no restante do mundo. No Brasil, o ritmo é mais conhecido por ter sido cantado por Tim Maia.

Movimento Soul BH Cultura de Rua

Dia 8 de julho | sábado | das 17h às 21h

Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Urca)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-9292.