Tempo recorde na apuração do cadastro escolar 2018 em BH

A foto mostra sete crianças em uma sala de aula,com um quadro de escrever verde e duas janelas grandes. À frente v morena, com o cabelo preso em uma trança, vestindo uma camiseta azul clara, segurando um lápis preto, colorindo o desenho de uma árvore. Também vê-se uma professora de costas, segurando alguns papéis.Cláudio Lacerda

Tempo recorde na apuração do cadastro escolar 2018 em BH

No primeiro dia útil após o término do cadastramento escolar, feito pela primeira vez e somente pela internet, a Prefeitura de Belo Horizonte já tem os dados consolidados com número de inscritos por ano de escolaridade e faixa etária.

O cadastramento escolar 2018 totalizou 25.263 inscrições de interessados em ingressar em uma escola pública de Belo Horizonte no próximo ano. O número de cadastrados superou as expectativas da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e foi 7% maior do que o número de pessoas cadastradas no ano passado. O público-alvo da campanha - crianças de seis anos ou que completarão essa idade até 30 de junho de 2018 - representa  89,91% dos inscritos, com 22.717 crianças que iniciarão o primeiro ano do ensino fundamental em 2018.

O sistema informatizado Cadeweb, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, pela Secretaria Municipal Adjunta de Modernização e pela Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), permitiu que, pela primeira vez, o cadastramento escolar fosse feito na capital mineira pela internet. Com isso, além de facilitar a vida de quem precisava fazer o cadastramento escolar evitando filas e otimizando o tempo das pessoas, a informatização agilizou também a apuração dos resultados e, consequentemente, de todo o processo para a distribuição de vagas nas escola públicas da capital.

Para a gerente de Planejamento e Informação da Smed, Cristine Dantas, a informatização do cadastramento escolar vem ao encontro de uma sociedade que está se acostumando a resolver questões do dia a dia via web. “Hoje é muito comum as pessoas otimizarem seu tempo utilizando a internet para fazerem pagamentos, efetuarem compras e outros serviços que antes só era possível pessoalmente. Nessa perspectiva, pensamos o cadastramento escolar que se apresentou bastante eficaz e eficiente pela internet, superando as expectativas em número de cadastramentos. Acredito que essa possibilidade do cadastramento online facilitou para os interessados, que não tiveram  a necessidade de  modificar suas rotinas com deslocamento em horários de trabalho e nem enfrentar filas. Foram poucas as pessoas que buscaram as escolas e regionais para acessar o sistema, o que indica que hoje o acesso a internet está presente no cotidiano das pessoas.”

Também as famílias aprovaram  o sistema informatizado, conforme afirma Lucas Maximiano de Carvalho. “Em menos de dez minutos fiz o cadastramento da minha filha, e isso do meu local de trabalho, sem enfrentar filas e sem perder tempo. Tudo muito simples, sem muito burocracia. Está aprovadíssimo.“

Com o sistema informatizado, o cadastramento escolar 2018 teve um prazo maior para inscrição via internet e não terá prorrogação. Mas quem perdeu a oportunidade de se cadastrar poderá procurar a gerência de Educação da sua regional a partir do dia 2 de janeiro de 2018 para solicitar uma vaga na rede pública de Belo Horizonte. Com essas ações, a Secretaria Municipal de Educação, em consonância, com as diretrizes da nova gestão, aprimora os seus serviços buscando agilizar e facilitar o acesso a uma educação de qualidade a todos os cidadãos belo-horizontinos.

Resultados do cadastramento escolar

A divulgação do resultado também será realizada pelo Cadeweb, que emitirá no ato do cadastro um número de protocolo para permitir a consulta. O resultado do cadastramento escolar estará disponível no Portal da PBH, a partir do dia 1º de dezembro de 2017.Os candidatos receberão também, em seus endereços, correspondência informando a escola para qual foram encaminhados, local e data da matrícula.

Matrículas

As matrículas serão realizadas de 11 a 15 de dezembro de 2017. Para garantir a vaga, o aluno, ou seu responsável, deverá comparecer a escola para qual foi encaminhado para efetivar sua matrícula levando os seguintes documentos:
- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
- CPF do responsável;
- cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.