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Subcontroladoria de Ouvidoria

A Subcontrolodaria de Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura.

 

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A Ouvidoria tem como objetivo identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
 

Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria do Município representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. 
 

O cidadão pode registrar sua manifestação (reclamação, elogio, sugestão, denuncia, informação, Lei de Acesso à Informação) por meio:

 - pelo telefone 156;

 - pelo atendimento presencial da Ouvidoria no BH Resolve localizado na  Rua dos Caetés, 342 Centro, Belo Horizonte;

 - pela internet: Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública TAG, da Ouvidoria Geral do Município:

 

 Realize sua manifestação passo a passo;

1 - clique no ícone número 1 ( nova manifestação );

2 - digite o código de segurança fornecido pelo sistema e clique em acessar;

3 - o cidadão deverá optar por: informar seus dados, enviar seus dados sob sigilo ou realizar sua manifestação de forma anônima;

4 - escolha o modo de recebimento de sua resposta e clique em prosseguir; os campos marcados em vermelho são obrigatórios;

5 - em seguida escolha o assunto de sua manifestação e clique em prosseguir;

6 - defina o endereço com CEP do local de ocorrência dos fatos de sua manifestação, clique em prosseguir;

7 - faça o relato de sua manifestação e conclua;

 

Ao acionar a Ouvidoria pela internet, o cidadão deve descrever o mais claramente possível sua demanda. O Sistema de Ouvidoria é autoexplicativo. Para registrar a manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitadas até a sua conclusão.
 

 Ao final do registro da manifestação, será fornecido um número de protocolo ( ou número da manifestação) e uma senha. Esse número de protocolo e senha serão solicitados sempre que o cidadão quiser fazer uma consulta sobre o andamento de sua manifestação ou precisar acrescentar informações à sua manifestação.
 

 O cidadão pode, quando necessário, optar por manter seus dados sob sigilo, mas é importante que informe nome completo e contatos para a Ouvidoria sempre que fizer uma manifestação, pois, isso permitirá à Ouvidoria, se for o caso, entrar em contato com ele para tirar dúvidas ou complementar informações.

 

Como acompanhar uma demanda apresentada à Ouvidoria


O cidadão poderá:

Solicitar a um atendente pelo telefone 156 ou no atendimento presencial da Ouvidoria no BH Resolve informações sobre o andamento de sua manifestação.

Fazer a consulta diretamente no endereço ouvidoriageral.pbh.gov.br e selecionar a opção 2, seguindo as orientações que serão dadas.

Qualquer que seja o modo escolhido para esse acompanhamento, o cidadão, deverá informar o número obtido no momento do registro de sua manifestação (protocolo).

Para fazer a consulta pela internet, deverá ter também a senha fornecida no momento do registro por isso é importante que ela seja anotada.

Ao fornecer um endereço de e-mail, a resposta será encaminhada automaticamente a esse e-mail.

 

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