Pular para o conteúdo principal

Limpeza de Boca e Lobos

| atualizado em

O serviço de limpeza de bocas de lobo é realizado com o objetivo de manutenção do sistema de drenagem urbana. Os resíduos provenientes dessa atividade são encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Macaúbas, em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte.
 

A cada dois meses, todas as bocas de lobo da cidade são limpas. Algumas, no Hipercentro, recebem esses cuidados até três vezes por semana. Os principais materiais recolhidos são papel, folhas, restos de cigarros, embalagens de alimentos e o barro trazido pela chuva.

boca_de_lobo.jpg


 

Dados sobre a limpeza de bocas de lobo:


- Há cerca de 60 mil bocas de lobo na capital;
- Por dia, são limpas cerca de 1.250 bocas de lobo;
- São realizadas cerca de 460 mil ações de limpeza em bocas de lobo, por ano.
- São recolhidas de 10 a 20 toneladas de resíduos, por dia; ou 400 toneladas por mês, o que representa 5 mil toneladas, por ano.


Dicas para evitar entupimentos de bocas de lobo:

• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos e encostas. Além de poluir a cidade, os resíduos nas ruas entopem bocas de lobo e podem provocar enchentes;
• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixá-lo na rua por mais tempo que o necessário;
• Embale corretamente seu lixo em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem a sujeira nas vias públicas.

Voltar