BH em Cantos: Parque Mosteiro Tom Jobim

Muitas árvores verdes e plantas em caminho sinuoso de parque.Foto: Arquivo FPM/PBH

BH em Cantos: Parque Mosteiro Tom Jobim

Dentre as 18 áreas verdes localizadas na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Parque Mosteiro Tom Jobim é um dos mais charmosos da cidade. Implantado em 2001, por meio de compensação ambiental, tem 6.400m², ideais para descanso, prática de esportes e encontros com amigos e familiares.

Localizado no Bairro Luxemburgo, o parque tem árvores como jabuticabeiras, abacateiros, mangueiras e ipês, além de plantas ornamentais como vedélias, íris califórnia, moréias e jasmim de cabo. Micos, gambás e aves como bem-te-vi, pica-pau, rolinhas também podem ser apreciadas no local.

Recanto para os que buscam tranquilidade e contato com a natureza, o parque tem como principais frequentadores durante a semana as crianças, que são levadas pelos pais ou familiares para aproveitar o espaço livre e o playground.

Ana Lúcia Monteiro se mudou da região norte para o bairro Luxemburgo em 2015 e conta que fez amizades na vizinhança graças ao hábito de frequentar o parque: “Tenho um filho de 5 anos num apartamento de pouco mais de 50m². Quando me mudei para cá, comecei a trazer o Gabriel para brincar aqui, pois ele estava na fase de descobrir tudo, de muita disposição e curiosidade. Eu queria gastar essa energia e que ele crescesse tendo contato com animais, com natureza e que também pudesse fazer amigos. Como as crianças são sempre mais abertas, fui fazendo amizade com as mães das crianças com as quais o Gabriel ia interagindo e isso ajudou a nós dois na adaptação neste novo bairro.”

Aos finais de semana, o movimento no parque é sempre intenso, já que a comunidade do entorno utiliza o espaço para piqueniques e aniversários. “Uma das funções dos parques municipais é a de servir como local para convivência, proporcionando lazer aos frequentadores. O Tom Jobim é um dos parques que mais simboliza isso, pois reúne diferentes possibilidades para todos os públicos em um único espaço e é amplamente frequentado pela população vizinha”, afirma Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM).

O parque conta ainda com mais de 10 aparelhos de ginástica – incluindo equipamento destinado a cadeirantes – do Programa Academia a Céu Aberto, instalados em torno da quadra de areia. Os equipamentos possibilitam aos visitantes, de diferentes idades, praticar atividades que ajudam a fortalecer os membros, alongar as articulações, desenvolver a coordenação motora, dentre outros benefícios.

Parque Mosteiro Tom Jobim

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Localização: Rua Dr. Ismael de Faria, 150, Bairro Luxemburgo.
Informações: 3277-4161.
Entrada gratuita.

01/06/2017. BH em Cantos - Usina de Cultura, Centro Cultural Nordeste. Fotos: Mara Damasceno/PBH