Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Guarda Municipal é homenageada na Câmara Municipal de BH

Guarda Municipal é homenageada na Câmara Municipal de BH

criado em - atualizado em

A Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) foi homenageada, na noite desta terça-feira, dia 10 de outubro, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal. O evento celebrou o Dia Nacional das Guardas Municipais e premiou 32 servidores da GMBH, que receberam a medalha “Bravo Guardião”, pelos relevantes serviços prestados à cidade. A promoção por ato de bravura está prevista na Lei 9.319/2007 e é o reconhecimento de ações excepcionais praticadas pelo servidor, considerados o espírito humanitário, a coragem e a audácia no desempenho de atos de interesse coletivo.

 

A festa contou com a participação do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que destacou o novo papel assumido pela corporação na segurança pública da capital e anunciou também o aumento de 80% na verba da Guarda Municipal, recursos assegurados na Lei de Orçamento Anual (LOA). “A cidade tem muito respeito pelos nossos ‘fardas azuis’. E eu tenho certeza que valorizar o servidor é lhe proporcionar melhores condições de trabalho, o que é possível, por exemplo, com esse aumento de 80% na verba da Guarda Municipal”, declarou.

 

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, que estava entre os homenageados, dividiu o mérito da conquista com toda a tropa. Em seu discurso, Prates destacou o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte na valorização da corporação. “Ninguém comanda sozinho. Reparto com cada integrante da Guarda Municipal esse prêmio, porque é em grupo avançamos, sempre e muito. Essa verba adicional de 80% dará, à Guarda Municipal, a possibilidade de adquirir novos equipamentos, que vão auxiliar de forma inquestionável na intensificação do trabalho com a segurança pública”, ressaltou.

 

Promoção de Servidores

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o reconhecimento oficial das ações em serviço praticadas pelos guardas municipais Leanderson Leonardo de Souza e Lilian Emiliano. O prefeito ressaltou que a Guarda Municipal vive um novo momento em que, pela primeira vez em sua história, um chefe do Executivo reconhece uma ação de bravura na corporação. “Repito, valorizar o servidor é reconhecer seu trabalho. É olhar com atenção para ele e, por isso, tenho o prazer de anunciar a primeira promoção de guardas municipais por atos de bravura", declarou.

 

O guarda municipal Leanderson Leonardo, que ingressou na instituição em 2006, foi alvejado por três disparos no ano de 2014, quando fazia a segurança de uma unidade de saúde, no bairro Primeiro de Maio. Ele se emocionou com a promoção. “Essa é uma grande conquista para a Guarda Municipal, com este comando que valoriza a ação de seus agentes”, disse.

 

Também tomada pela emoção, a guarda municipal Lilian Emiliano destacou o apoio dos guardas municipais e agradeceu o reconhecimento do prefeito. Ela foi baleada no rosto quando atuava em uma ocorrência de comércio clandestino de passagens de viagem, na rodoviária da capital, no ano de 2015. “Esse é um momento muito feliz e quero agradecer aos amigos e especialmente à Prefeitura de BH pela atitude de reconhecer nosso trabalho”, disse.

 

Medalha Bravo Guardião

Durante o evento, também foram homenageados os jornalistas Carlos Viana e Renato Rios Neto, ambos da Rádio Itatiaia; além do presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais (CNGM), Oséias Batista; e agentes das guardas municipais de Contagem, Ribeirão das Neves e Betim. A premiação é um reconhecimento do Poder Legislativo, que premia personalidades que contribuem para a Segurança Pública.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.