COP-BH sedia encontro de secretários municipais de Segurança

A presença dos secretários municipais de Segurança e dos comandantes das guardas municipais de mais de 20 cidades mineiras no Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), durante a manhã de quarta-feira, dia 31 de janeiro, na reunião preliminar do 16º Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, que será realizado em São Paulo, nos dias 21 e 22 de março, possibilitou a troca de experiências e o reforço dos laços entre os municípios.

Durante o encontro, que se estendeu até às 18h, os participantes conheceram a estrutura do COP-BH, que reúne representantes de 13 órgãos da Prefeitura de BH e do Estado, e sua importância para garantir a segurança e a mobilidade urbana na capital. O tema “Cidades Inteligentes”, com destaque para a importância da adoção de soluções tecnológicas e do compartilhamento de informações entre os municípios para a otimização dos serviços de segurança nas cidades, norteou a apresentação feita pela diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro.

O secretário Genilson Zeferino falou da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) de BH que adota uma linha voltada para suprir a demanda de participação dos municípios no sistema de segurança pública. A proposta é somar esforços com as instituições estaduais, mas, sobretudo, tendo como principal diferencial a relação de proximidade estabelecida com a população da capital.

A Guarda Municipal de Belo Horizonte fez um resumo de suas práticas e dos equipamentos que possui para executar seu papel na segurança comunitária preventiva da capital e apresentou Unidade de Segurança Preventiva (USP). Os participantes puderam visitar o trailer itinerante, utilizado em eventos com grande concentração de pessoas, como jogos de futebol e shows que ocorram na cidade.

O coordenador do Comitê Executivo do Fórum Nacional de Segurança Municipal, Sérgio França, agradeceu e destacou a importância do acolhimento e empenho em colaborar com o sucesso da conferência nacional, em sua busca por alternativas de planejamento e execução da segurança municipal e do estabelecimento de alternativas tecnológicas entre a área privada e a pública.