Coordenadores de educação participam de encontro de formação

Cerca de onze pessoas sentadas em uma sala, assistindo a exposição de um palestrante.Foto: Melissa Reis

Coordenadores de educação participam de encontro de formação

Cerca de 60 coordenadores das Unidades Municipais de Educação Infantil, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental que contam com turmas de educação infantil e das creches parceiras da Prefeitura da região Nordeste, participaram, no dia 25 de outubro, de um encontro de formação. Com o tema Leitura na Educação Infantil, o evento proporcionou momentos para execução, em grupo, de um planejamento semanal direcionado ao incentivo e à prática da leitura na educação infantil, além de garantir a troca de experiências entre os participantes.

A iniciativa integra as ações do Programa Leitura em Conexão e tem o objetivo de aprimorar o conhecimento, as ideias e as práticas utilizadas para difundir a leitura e a escrita junto às crianças da educação infantil. A capacitação, realizada na sede da Coordenadoria de Atendimento Nordeste, foi organizada pelas diretorias de Educação Infantil e de Educação Nordeste.

Elaine Ribeiro, Apoio Pedagógico da Educação Infantil Nordeste, ressaltou a importância dos encontros de formação para multiplicação dos aprendizados no processo pedagógico das unidades de educação infantil. “A ideia é uma formação de caráter contínuo, para troca de experiências e ampliação das ações e projetos destinados ao incentivo à leitura e à escrita das crianças”, disse Elaine.

Para Juliana Borges, coordenadora da Escola Municipal Elos, além dos conhecimentos adquiridos na formação, a interação entre as unidades de educação também é muito importante. “A troca de experiências entre as unidades é fundamental, pois proporciona novas descobertas e práticas que podem ampliar, de maneira significativa, a nossa capacidade e criatividade para trabalhar, nas nossas crianças, o hábito de leitura”, enfatizou Juliana.

Programa Leituras em Conexão

Lançado em maio deste ano, o Programa Leituras em Conexão é uma das principais propostas pedagógicas da atual gestão. Desenvolvido com o objetivo de difundir e ampliar projetos e ações de leitura e escrita nas escolas municipais e instituições parceiras, o Programa busca fortalecer atividades já existentes, além de incentivar a criação de outras práticas ao longo de toda trajetória estudantil, do Ensino Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para cada etapa da Educação Básica foram definidos eixos de trabalho específicos sendo que, para a Educação Infantil, o eixo é o “encantar-se pela leitura”.