Cerca de 60 coordenadores das Unidades Municipais de Educação Infantil, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental que contam com turmas de educação infantil e das creches parceiras da Prefeitura da região Nordeste, participaram, no dia 25 de outubro, de um encontro de formação. Com o tema Leitura na Educação Infantil, o evento proporcionou momentos para execução, em grupo, de um planejamento semanal direcionado ao incentivo e à prática da leitura na educação infantil, além de garantir a troca de experiências entre os participantes.
A iniciativa integra as ações do Programa Leitura em Conexão e tem o objetivo de aprimorar o conhecimento, as ideias e as práticas utilizadas para difundir a leitura e a escrita junto às crianças da educação infantil. A capacitação, realizada na sede da Coordenadoria de Atendimento Nordeste, foi organizada pelas diretorias de Educação Infantil e de Educação Nordeste.
Elaine Ribeiro, Apoio Pedagógico da Educação Infantil Nordeste, ressaltou a importância dos encontros de formação para multiplicação dos aprendizados no processo pedagógico das unidades de educação infantil. “A ideia é uma formação de caráter contínuo, para troca de experiências e ampliação das ações e projetos destinados ao incentivo à leitura e à escrita das crianças”, disse Elaine.
Para Juliana Borges, coordenadora da Escola Municipal Elos, além dos conhecimentos adquiridos na formação, a interação entre as unidades de educação também é muito importante. “A troca de experiências entre as unidades é fundamental, pois proporciona novas descobertas e práticas que podem ampliar, de maneira significativa, a nossa capacidade e criatividade para trabalhar, nas nossas crianças, o hábito de leitura”, enfatizou Juliana.
Programa Leituras em Conexão
Lançado em maio deste ano, o Programa Leituras em Conexão é uma das principais propostas pedagógicas da atual gestão. Desenvolvido com o objetivo de difundir e ampliar projetos e ações de leitura e escrita nas escolas municipais e instituições parceiras, o Programa busca fortalecer atividades já existentes, além de incentivar a criação de outras práticas ao longo de toda trajetória estudantil, do Ensino Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para cada etapa da Educação Básica foram definidos eixos de trabalho específicos sendo que, para a Educação Infantil, o eixo é o “encantar-se pela leitura”.