Banda da Guarda Municipal completa 10 anos de atividade

A Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte está completando 10 anos e, para comemorar o aniversário, preparou uma série de apresentações em parques e praças da capital, para levar ao público um pouco da sua arte e da sua história. A programação começa no sábado, dia 15, com uma exibição na Praça da Liberdade, e se estende até quarta-feira, dia 19, quando será realizada uma solenidade no Teatro Francisco Nunes.

O grupo musical teve sua origem a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Segurança, voltado para a valorização das potencialidades e conhecimentos dos servidores. O empenho e a persistência dos músicos integrantes permitiram que a Banda de Música de fato saísse do papel e fizesse sua primeira apresentação em 2007, nas comemorações dos 110 anos de Belo Horizonte.

De acordo com o atual regente, o subinspetor José Roberto dos Santos Gonçalves de Meira, o propósito dos 41 músicos que compõem o grupo é usar a música como uma ferramenta que transforme Belo Horizonte em uma cidade cada vez mais inclusiva, cultivando um ambiente de paz. Atualmente, a Banda de Música complementa as ações cidadãs da Guarda Municipal, com projetos e apresentações em escolas, praças públicas e em eventos sociais, sempre que é convidada.

Novidades

A temporada de 2017 da Banda de Música inclui uma série de apresentações em datas comemorativas, como as que ocorreram no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A retomada do programa Sexta Musical, que acontece em praças e parques da cidade, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, ao meio dia, também merece destaque.

A variação de repertório tem sido outra novidade. No decorrer de 2016, foram selecionadas 50 novas canções, que foram ensaiadas e já estão sendo apresentadas à população nos eventos deste ano.

Projeto Adote um Músico

O Adote um Músico é um programa de cunho social e cultural, desenvolvido pela Banda de Música em escolas da Rede Municipal de Educação. O objetivo do projeto é oferecer oportunidades e ensino de música para adolescentes de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social, afastando-os da trajetória de criminalidade. São oferecidas aulas de teoria musical, técnicas de canto, percussão e flauta doce. Em 2017, as atividades do projeto estão sendo realizadas na Escola Municipal Dom Orione, na região da Pampulha.

Confira a programação das apresentações de aniversário da Guarda Municipal:

Dia: 15/04- Sábado

Praça da Liberdade – Bairro Funcionários