Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Membros do Conselho Superior da PGM são empossados

Doze membros do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Município tomaram posse na terça-feira, dia 14 de novembro. Foto: Adão de Souza/PBH

Membros do Conselho Superior da PGM são empossados

criado em - atualizado em

Em solenidade realizada na noite da terça-feira, dia 14 de novembro, na sede da Prefeitura, tomaram posse os primeiros integrantes do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Município. Instituído na reforma administrativa, o conselho é presidido pelo procurador-geral Tomáz de Aquino Resende e composto; além do presidente e do procurador-geral adjunto, Marlus Keller Rianni; por dois procuradores municipais mais antigos na carreira e por três procuradores municipais; titulares e suplentes, estáveis no cargo, eleitos pelos demais procuradores municipais, para mandato de dois anos.

 

De acordo com o resultado da eleição realizada no dia 31 de outubro, foram empossados como conselheiros titulares os procuradores Renato José Barbosa Dias, Eduardo Magalhães Vilela, James Henrique Souza Peixoto, Marcelo Veiga Franco e Cristiano Reis Giuliani; e como conselheiros suplentes, os procuradores Alexandre Augusto Silva Pereira, Rodrigo Rabelo de Faria, Adriana Maria de Barros Fattini, Roberto José de Paiva e Farley Tarcísio Ladeia Barbosa.

 

Após a assinatura do termo de posse, o procurador-geral, Tomáz de Aquino Resende, declarou aberta a primeira sessão do conselho e passou a palavra ao procurador Renato José Barbosa Dias, o conselheiro mais votado por seus pares. Renato agradeceu ao procurador-geral por ter sido sensível à aspiração da equipe de procuradores municipais, que há tempos pleiteava a criação do conselho. Além disso, ele sintetizou a importância do novo foro em três pontos: a democratização das decisões na Procuradoria, o equilíbrio na relação entre o governo municipal eleito e os procuradores efetivos, e a racionalização dos serviços prestados pela PGM, sob o binômio compromisso e responsabilidade.

 

Em suas palavras, Tomáz de Aquino Resende ressaltou que o conselho irá contribuir para que a Procuradoria-Geral do Município seja um órgão mais independente, mais bem estruturado e atuante no exercício de suas funções de representar e defender o município de Belo Horizonte. Ele lembrou, ainda, que o conselho, como uma instância de compartilhamento democrático de decisões, torna a PGM mais forte e capacitada a sustentar os dois principais pilares da administração municipal: a aplicação da lei e a arrecadação de tributos. O procurador-geral encerrou a solenidade convocando a próxima reunião para o dia 5 de dezembro, tendo em pauta a elaboração do estatuto do conselho.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.