Com o objetivo de difundir a cultura de integridade e da administração pública transparente, será realizado nesta quarta-feira, dia 22, o 1º Seminário de Integridade Pública de Belo Horizonte, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção. O evento será das 8h30 às 17h, no auditório da sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1.212, Centro).
O público-alvo do evento são os secretários municipais, os dirigentes e os servidores da administração direta e indireta da Prefeitura e de órgãos públicos integrantes da Rede de Controle e Combate à Corrupção no Estado de Minas Gerais (ARCCO).
A programação do seminário conta com debates sobre a “Lei das Estatais” (Lei nº 13.303/2016) e a “Lei Anticorrupção” (Lei nº 12.486/2013). Participarão do seminário o controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz; o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário; o promotor de justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Marcelo Zenkner; o subcontrolador de Governo Aberto da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Márcio Almeida do Amaral; e o diretor jurídico da Cemig, Luciano Ferraz.
“O Brasil está se sintonizando com outros países que somam esforços no sentido de acabar com essa chaga que é a corrupção. No plano legislativo, o país obteve uma série de avanços. Só que isso não basta. São necessárias ações efetivas que implementem os princípios que a legislação nos dá. Belo Horizonte precisa estar atrelada a esse movimento. Por um lado, precisamos regulamentar a matéria no âmbito do município de Belo Horizonte. E, por outro lado, com a estruturação da Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção, vamos trazer as ações para a parte prática”, afirmou o controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz.